Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

AGORA EM SOBRAL - CONTINUA O PROJETO A ESCOLA VAI AO CINEMA

Oficina de animação em Quixadá
O município de Sobral receberá na próxima semana o projeto “A Escola vai ao Cinema”, uma iniciativa do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, que leva formação e exibição de filmes para alunos e professores de escolas públicas. A programação acontecerá de quarta a sexta-feira, 9 a 11, com oficina,  a partir das 8h, na Brinquedoteca (Travessa Adriano Dias), e exibição de filme às 9h e 14h, no cinema do Pinheiro Supermercado.
O mês passado, o projeto esteve em Quixadá, com atividades nos dias 11 e 12 e Limoeiro do Norte, de 16 a 19. Depois de realizar a programação em Sobral, A Escola vai ao Cinema segue para a cidade de Aracati, em data a ser confirmada.
A Oficina de Animação em cada cidade é ministrada pelo cineasta Telmo Carvalho, que ensina, de forma prática, todas as etapas de produção na técnica 2D, utilizando lápis de cor sobre papel. Ao final de cada oficina, os participantes produzem um curta-metragem a ser exibido na edição do ano seguinte do projeto. 
Na programação de cinema, estudantes e professores das cidades contempladas assistem aos curtas O Palhaço, O Prisioneiro e o Bambu e A Invenção da Galinha, produzidos pelos alunos que participaram do projeto em 2014 e finalizados este ano. Também será exibido o longa-metragem nacional O Segredo dos Diamantes, vencedor do prêmio de melhor filme para o público infantil, no Festival de Gramado. 
CONTINUIDADE - Essas atividades complementam as ações iniciadas em setembro, quando o projeto A Escola Vai ao Cinema promoveu em Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral e Aracati o Seminário Cine Educação, que teve no total  a participação de cerca de 320 professores. Em setembro, também houve exibição de filmes para aproximadamente 3.500 alunos em Quixadá, 2.000 em Limoeiro do Norte, 5.000 em Sobral e 2.000 em Aracati.
Em cada cidade também foi lançado o Concurso de Redação para alunos da rede pública. O resultado do concurso será anunciado em 2016, por ocasião do lançamento da próxima edição do projeto. As atividades realizadas são todas interligadas e envolvem alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental até o 3ª ano do Ensino Médio.
O projeto A Escola Vai ao Cinema é uma iniciativa do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, parceria do Pinheiro Supermercado e apoio das Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário