Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2016

DE LUTO O MUNDO ARTÍSTICO - FALECEU O FUNDADOR DO CIRCO TIHANY NO BRASIL

A família Tihany e o mundo artístico estão de luto. Faleceu na quarta-feira, 2,  aos 99 anos, em Las Vegas, Franz Czeisler (foto), o grande mágico Tihany que chegou ao Brasil na década de 50, fugido dos nazistas, e fundou no Brasil o Circo Tihany, hoje um dos três maiores do mundo.
O último espetáculo que ele criou – o Abacakdabra -, antes de aposentar-se e ir viver perto do filho, em Las Vegas, está em turnê pelo Brasil, em Maringá (Paraná).  Esta noite o espetáculo será em homenagem ao seu fundador
Entre tantos títulos, foi nomeado Mago dos Magos, Embaixador Mundial do Circo (outorgado pela família Real de Mônaco) Doutor Honoris Causa pela Universidad Mesoamericana de Puebla, no México e presidente do júri honorário do Internacional Circus Festival of Budapest, na Hungria.
Seu grande legado, o Circo Tihany, está, atualmente, no Brasil, em Maringá (Paraná). Embora tenha nascido como circo, O Tihany Spectacular é, hoje, um verdadeiro complexo arquitetônico que abriga um imenso teatro itinerante com capacidade para duas mil pessoas.
O imenso palco de 700 m² substitui o antigo picadeiro. Todo o espetáculo é permeado por tecnologia de ponta, baseada no que há de mais inovador nos shows de Las Vegas. São utilizados 40 mil watts de som e 120 luzes de LED para gerar figuras tridimensionais em 12 modernos cenários temáticos que mudam magicamente sem a percepção do público.
O Circo Tihany conta com 150 funcionários, entre eles 50 artistas de 25 diferentes nacionalidades, contratos nos principais festivais internacionais de circo. O espetáculo encanta com seus grandiosos números de magia e ilusionismo, hoje apresentados pelo herdeiro artístico de Franz Czeisler, o argentino Richard Massone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário