Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2016

CIRCUITO DO OURO - LANÇADOS QUATRO NOVOS ROTEIROS TURÍSTICOS EM MINAS

A Associação do Circuito do Ouro lançou quatro roteiros turísticos que possibilitam uma nova forma de se conhecer os tradicionais destinos de Minas. O turista pode optar por passeios em meio à natureza, gastronômico, histórico, cultural ou religioso. Ele poderá escolher seu destino dentro do tema ou perfil que mais lhe agradar. 
“Entre Serras da Piedade ao Caraça” é um dos novos roteiros, juntamente com "Entre Trilhas, Sabores e Aromas", "Entre Cenários da História" e "Entre Ruralidades e Personalidades”.
 O roteiro “Entre Serras da Piedade ao Caraça” é formado por quatro municípios da região do Circuito do Ouro – Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas e permite ao turista vivenciar momentos de fé, degustar o melhor da gastronomia, e desfrutar de momentos de natureza. É marcado por dois importantíssimos Santuários de Minas – O Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Padroeira de Minas Gerais) <foto> e o Santuário do Caraça – este roteiro abriga momentos de religiosidade e fé,  características marcantes da região do Circuito do Ouro. 
Pelas quatro cidades do Entre Serras,  da Piedade ao Caraça, é possível conhecer ainda igrejas belíssimas como o Santuário São João Batista, em Barão de Cocais e a Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara, além de muitas outras obras atribuídas à grandes mestres do barroco mineiro como Aleijadinho e Athaíde.
 O roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” agrupa quatro cidades que além de sua grande importância no Ciclo do Ouro e das surpreendentes trilhas de vários níveis de dificuldade, guardam uma bela gastronomia típica: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará. Itabirito é conhecida como a terra do pastel de angu, tanto que o modo de preparo da iguaria mineira foi tombada como patrimônio cultural municipal em 2010. Nova Lima, é parada obrigatória para os amantes de cervejas. Na cidade de Sabará, três ingredientes tornam os pratos principais singulares e deliciosos: o orapronobis, a banana e a jabuticaba. São diversos os pratos e produtos que são criados com estes itens: frango com orapronobis, sorvete de jabuticaba, licor de jabuticaba, doce de banana.
O roteiro “Entre Cenários da História” agrupa também quatro cidades que foram palco de momentos importantes da história de Minas Gerais durante o ciclo do ouro, e guardam atualmente grande parte dos patrimônios materiais do estado: Congonhas – patrimônio cultural da humanidade tombado em 1985; Ouro Branco, Ouro Preto – capital do Estado antes de BH, também considerada patrimônio cultural da humanidade em 1980 e Mariana – primeira vila, cidade e capital de Minas tombada em 1945 pelo IPHAN.  
As igrejas tiveram grande importância no contexto colonial, e ainda hoje simbolizam muito para estas cidades. É possível admirar arquitetura, pinturas e esculturas de grandes mestres do período, como Aleijadinho e Mestre Athaíde, no Santuário Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas; a Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco; na Basílica Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto; e na Igreja São Pedro dos Cléricos. Para conhecer mais sobre o barroco mineiro cabe ainda visitar o recém-criado Museu de Congonhas.Outra experiência maravilhosa é visitar antigas minas de ouro.   Em Ouro Preto são cinco minas abertas à visitação. Passagem de Mariana – distrito de Mariana à caminho de Ouro Preto – possui a maior mina de ouro aberta à visitação: a Mina da Passagem, onde a descida para as galerias subterrâneas é feita por trolley. O roteiro possui dois parques estaduais: o Parque do Itacolomi e o Parque Serra de Ouro Branco. Em Congonhas a proposta para se refrescar é visitar o Parque Ecológico da Cachoeira. Mariana, assim como outras cidades do roteiro, concentram seus atrativos nos distritos, onde você pode visitar fazer trilhas e visitar cachoeiras como a Cachoeira dos Rolas, no distrito de Bandeirantes. 
  O roteiro Entre Personalidades e Ruralidades reúne os dois municípios do Circuito do Ouro que estão a cerca de 140 km de BH – Itabira e Nova Era. Estes municípios foram importantes durante o tropeirismo e possuem histórias marcadas por personalidades que viveram na região e deixaram registros grandiosos no território. As cidades deste roteiro são marcadas pelo legado de duas grandes personalidades: Carlos Drummond de Andrade em Itabira e Francisco Vieiras Servas em Nova Era, que apesar de viverem em épocas distintas, apresentam uma bela amostra do peso artístico do Circuito do Ou
ro, com diferentes tipos de arte, mas com importâncias similares, quando se trata daqueles que as construíram.Além do Memorial, Biblioteca e Conservação do Sobrado onde o artista viveu, a cidade possui ainda o Museu de Território Caminhos Drummondianos, uma espécie de museu ao ar livre que distribui placas interpretativas em cada ponto citado nos poemas de Drummond. Já Nova Era apresenta no altar-mor da Matriz de São José da Lagoa, importante legado de Francisco Vieira Servas que atrai muitos visitantes. Ipoema, distrito de Itabira, foi considerada em 2014, como Capital Estadual do Tropeirismo, título concedido porque o distrito foi importante entreposto comercial no período e possui ainda hoje marcos dos principais aspectos da cultura tropeira. O Museu do Tropeiro, inaugurado em 2003, abriga um acervo com cerca de 700 itens, dentre documentos e objetos que contam mais sobre a importância desta cultura rural.  (Sérgio Moreira, da Abrajet/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário