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sexta-feira, 1 de julho de 2016

MOBILIDADE URBANA DE FORTALEZA - CARROS ELÉTRICOS COMPARTILHADOS COMO ALTERNATIVA

O prefeito Roberto Cláudio apresentou em entrevista coletiva, na terça-feira (28), o primeiro sistema público no Brasil de carros elétricos compartilhados, o Vamo (Veículos Alternativos para Mobilidade Urbana), no Auditório do Paço Municipal. O projeto pioneiro será coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e contará com 20 carros elétricos, distribuídos em 12 estações.
No ato da apresentação, o prefeito Roberto Cláudio disse que esta será mais uma experiência de mobilidade urbana para Fortaleza. "Nossa ambição é integrar cada vez mais os modais de transporte público: ônibus, bicicletas compartilhadas e, agora, os carros elétricos", finalizou.
Durante o primeiro mês de implantação do projeto-piloto, que se inicia já na próxima segunda-feira (04/07), a fase de demonstração do sistema, três veículos 100% elétricos percorrerão diversas áreas da cidade em uma estação itinerante. Nessa fase, os usuários serão apresentados ao projeto, poderão realizar um pré-cadastro e farão test drive dos carros elétricos, cujos modelos serão dois Zhidou EEC L7e-80 e um BYD e6.
A empresa selecionada para patrocinar o sistema na cidade foi a Hapvida Saúde, e a empresa Serttel será a responsável por implantar, operar e dar manutenção nos equipamentos. 
O secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboya, explicou que o sistema não vem para competir com os táxis, e sim complementar as alternativas de locomoção dentro da cidade. Segundo ele, serão seis meses de avaliação e coleta de dados do sistema para implantação integral.
Fases de implantação - A implantação completa do sistema ocorrerá em três fases distintas, operando completamente ainda neste ano. A partir do dia 04 deste julho e até o final do mês, três veículos 100% elétricos do “Vamo” percorrerão diversas áreas da cidade em uma estação itinerante, em potenciais locais de implantação das estações de compartilhamento. Estas estações são: Miguel Dias,Praça das Flores, Praça do Ferreira, Bezerra de Menezes, Parangaba e Messejana. 
A segunda fase de Operação Assistida, com o total de sete carros elétricos, distribuídos em cinco estações, começará no dia 1º de agosto, o Vamo contará com o total de sete carros elétricos, distribuídos em cinco estações já locadas na cidade. A última fase completará a operação. Contará com o total de 20 carros elétricos, sendo 15 Zhidou e cinco BYD, localizados em 12 estações pela cidade. São elas: Igreja de Fátima, Montese, Jóquei Clube, Parangaba, Reitoria da UFC, Avenida Bezerra de Menezes, Avenida da Abolição, Praça Luiza Távora, Avenida Santos Dumont, Avenida Barão de Studart, Cidade 2000 e Avenida Cel. Miguel Dias.
Por se tratar de um projeto-piloto, pioneiro no Brasil, é importante frisar que as alocações das estações passarão por um período de seis meses de monitoramento, no intuito de verificar se há a necessidade de realocação para melhorar o desempenho do sistema.
Cadastro - Para realizar o cadastro online, o usuário deverá apresentar carteira de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão. Em plataforma online ou aplicativo, o usuário poderá reservar qualquer veículo disponível em qualquer uma das estações e retirá-lo dentro de 15 minutos, podendo ainda oferecer e solicitar carona. A tarifação de uso será de um valor fixo acrescido de valor adicional por minuto de viagem. O usuário do sistema poderá dirigir pelo tempo que quiser. O site para cadastro é http://www.vamofortaleza.com/.
A taxa de adesão ao sistema vai custar R$ 40,00, que é mensal e revertida em crédito para os usuários. Já a taxa de uso para os 30 minutos iniciais e indivisíveis será no valor de R$ 20,00.
Fazendo uma simulação simples, o usuário que utilizar o sistema, pagará R$40,00 uma única vez, a cada mês que deseje utilizar, que será revertido em crédito. Este crédito permite que seja, por exemplo, utilizado o sistema duas vezes por até 30 minutos cada.
Os usuários cadastrados poderão, via aplicativo, oferecer e solicitar carona, ficando as taxas de uso divididas entre os usuários.  Os com cadastro ativo no Bilhete Único terão benefícios no sistema. Caso relevante, os carros elétricos poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.

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