Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2016

FESTA LITERÁRIA EM PARATY - ANA CRISTINA CESAR, A GRANDE HOMENAGEADA DA 14ª FLIP

A década de 1970 foi marcada por um forte movimento de resistência que percorreu a vida política, social e cultural do Brasil. Na literatura nacional, uma geração de poetas marginais fez da poesia uma plataforma para interpretar o mundo. Expoente desse movimento literário, Ana Cristina Cesar (1952-83) – homenageada da edição deste ano – ajudou a projetar diferentes olhares sobre a literatura e a lírica brasileira, servindo de eixo para a programação da Flip 2016, que começou ontem e vai até domingo, em Paraty. Na abertura da festa, já se anunciou as novidades deste ano: uma sessão de cinema e um sarau com autores selecionados entre todas as programações da Flip. 
O poeta Armando Freitas Filho, amigo importante da carioca Ana Cristina Cesar e curador de sua obra literária, abriu a Flip 2016 numa sessão ao lado do documentarista Walter Carvalho, que acaba de dedicar um filme a ele. Um sarau evoca a presença de Ana C. e o forte de seu legado como escritora. Apesar de ter como ponto de partida a autora carioca, esta edição da festa literária foi pensada para que todo tipo de leitor possa se reconhecer nas diversas temáticas que compõem a programação.
O palco principal terá 17 autoras convidadas, seis a mais que em 2015, e quase o dobro de 2014, quando nove mulheres foram convidadas especiais. A mudança ocorreu a partir de questionamentos de ativistas feministas. Os homens continuam sendo maioria entre os autores, 22 no total, entre eles Irvine Welsh, autor de Trainspotting, obra adaptada em um clássico do cinema de mesmo nome e também considerada um clássico da contracultura. O escocês participou da última mesa de amanhã (30), com Bill Clegg, um ex-dependente químico que se tornou agente literário e escritor nos Estados Unidos.
Divididos em 23 mesas literárias, 39 autores da literatura contemporânea debatem poesia, ensaio, humor e sexo, jornalismo, ciência, arquitetura, psicanálise, a obra de Ana C. e sua influência na literatura contemporânea.
PROGRAMAÇÃO – Nos dois dias do conceituado festival, prestigiado por milhares de brasileiros e estrangeiros, a movimentação foi intensa nas ruas históricas de Paraty.  A abertura teve a presença de um amigo da autora, o também poeta Armando Freitas Filho, escolhido pela família de Ana C. como o curador de sua obra e responsável pela organização póstuma de suas obras, após a morte dela, em 1983. A partir de hoje, a programação será:
Hoje, 1 de julho, Mesa 7 - Breviário do Brasil, 10h Benjamin Moser Kenneth Maxwell Mesa 8 - A história da minha morte, 12h J.P. Cuenca Valeria Luiselli Mesa 9 - O show do eu, 15h Christian Dunker Paula Sibilia Mesa 10 - Encontro com Karl Ove Knausgård, 17h15 Mesa 11 - Mixórdia de temáticas, 19h30 Ricardo Araújo Pereira Tati Bernardi Mesa 12 - Sexografias, 21h30 Gabriela Wiener Juliana Frank 
Amanhã, Mesa 13 - Encontro com Leonardo Froés, 10h Mesa 14 - De Clarice a Ana C, 12h Benjamin Moser Heloisa Buarque de Hollanda Mesa 15 - Encontro da arte com a ciência, 15h Arthur Japin Guto Lacaz Mesa 16 - Encontro com Svetlana Aleksiévitch, 17h15 Mesa 17 - O falcão e a fênix, 19h30 Helen Macdonald Maria Esther Maciel Mesa 18 - O palco é a página, 21h30 Kate Tempest Ramon Nunes Mello 
Domingo, Mesa 19 - Síria mon amour, 10h Abud Said Patrícia Campos Mello Mesa 20 - Sessão de encerramento: Luvas de pelica, 12h Sérgio Alcides Vilma Arêas Mesa 21 - Livro de cabeceira, 14h15 
A programação da Flip é realizada por meio de leis de incentivo à cultura do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura do Governo Federal, e conta com patrocínio do Itaú, do BNDES, da Petrobras e de outras empresas e organizações em vias de captação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário