Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2016

HONROSO TÍTULO - A PAMPULHA ESTARÁ EM FESTAS DURANTE DOIS MESES

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma programação cultural com mais 60 atrações para celebrar a conquista do título de Patrimônio Mundial da Humanidade pelo Conjunto Moderno da Pampulha. As atividades serão gratuitas e voltada para as variadas faixas etárias. A programação vai de 22 de julho a 22 de setembro.
Entre as atrações, estão previstos shows dos violeiros Chico Lobo e Pereira da Viola, do violonista Marcus Vianna, do cantor Pedro Morais e da banda 14 Bis, que terá a participação do cantor Flávio Venturini e da dupla Sá & Guarabyra. Também haverá exposições, apresentações teatrais e circenses, contação de histórias, corrida, piquenique literário, feira de livros e aula de capoeira, entre outros eventos. Além disso, uma iluminação especial dos edifícios do conjunto moderno foi inaugurada ontem (18).
O título foi ratificado no último domingo (17), em Istambul (Turquia), após decisão consensual dos 21 países que integram o Comitê da (Unesco). Foi marcada para o dia 17 de agosto, às 14h, a cerimônia oficial de entrega do certificado da Unesco.
O CONJUNTO - Único representante brasileiro na disputa, o conjunto modernista já era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também pelos poderes estadual e municipal. Projetado por Oscar Niemeyer, é composto por cinco edifícios: a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha, o Iate Tênis Clube e a Casa Kubitschek, todos construídos na orla da Lagoa da Pampulha em 1942 e 1943 durante a gestão do então prefeito Juscelino Kubitschek.
Também integram o conjunto modernista os jardins projetados por Roberto Burle Marx, os painéis em azulejos do pintor Cândido Portinari e esculturas de artistas reconhecidos, entre eles Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa. Na esteira do complexo arquitetônico, também foram construídos nos arredores da Lagoa da Pampulha a Fundação Zoo-botânica, os estádios do Mineirão e Mineirinho e o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (Com a Agência Brasil). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário