Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2016

AO JORNALISTA FENELON, O SENTIDO ADEUS

Antonio Jose de Oliveira
jamais imaginamos que, um dia, escreveríamos, nos nossos comentários turísticos, um artigo a respeito de um amigo e colega da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), por sinal seu presidente. É que a vida, às vezes, prega-nos sustos e tristezas, quando sabemos da ida para o além de familiares e pessoas que nos eram muito caras e que, com o passar dos anos, aprendemos a admirá-las e a respeitá-las não pelo que tinham e sim pelo que eram como seres humanos exemplares.
Na manhã de sábado último, recebemos a triste informação, que nos deixou chocado e triste, prestada por uma de suas filhas, do falecimento do competente, atuante e inesquecível presidente da Abrajet-Ceará, jornalista Fenelon Gonçalves de Oliveira. Ele, há três meses ou pouco mais do que isso, encontrava-se, na casa de uma filha, em Curitiba, prosseguindo o tratamento de um câncer e foi de lá que nos comunicamos pela última vez. 
A ida do amigo Fenelon para a eternidade foi aos 60 anos de idade, completados no dia 11 de junho próximo passado, nascido na cidade de Aracaju. Deixou, em todos nós, saudades, por se tratar de um marido, exemplar, casado com a Sra. Filomena Gonçalves de Oliveira, de um pai amoroso, deixando órfãos cinco filhos, três homens e duas mulheres, dentre esses, um filho e uma filha adotivos. Ao longo de sua vida, foi competente profissional de imprensa, ético, transparente e, acima de tudo, trabalhando com profissionalismo em tudo o que fazia. Nosso último contato com ele foi, quando nos encontrávamos, na capital paulista, recuperando-nos de uma cirurgia, que nos prendeu, naquela cidade, por mais de 30 dias, depois de participarmos, na cidade de Santos-SP, do 33º Congresso da Abrajet-Nacional, na companhia do diretor-presidente deste jornal, José Carlos de Araújo. 
Consternados com seu falecimento, em nome dos colegas da Abrajet-Ceará, renovamos,  a seus familiares, os sentidos pêsames pela perda irreparável de um ente querido, amado e respeitado por todos. Assim, fica registrada nossa homenagem-póstuma ao colega de profissão, Fenelon Gonçalves, a quem tivemos a honra de substitui-lo, interinamente, na presidência da Abrajet-Ceará, enquanto cuidava de sua saúde, em Curitiba-Paraná, vindo, porém a falecer, em Fortaleza-CE, terra que o acolhera há anos. 
Ressalte-se que, depois de comunicarmos aos colegas abrajetianos, de todo o país, o seu falecimento, choveram mensagens de condolências e todos lamentando a morte de um colega de profissão, presidente da Abrajet-Ceará e diretor de Marketing do Skal Club Internacional de Fortaleza. Frise-se que era responsável pela edição do jornal e revista Trilha Turística, ambos de sua propriedade. Na verdade, Fenelon amava o que fazia e tinha projetos, para dinamizar as atividades da Abrajet-Ceará, dando-lhe mais visibilidade no Ceará e fora do Estado. 
Duas iniciativas louváveis na gestão de Fenelon: parcerias com a Associação Cearense de Imprensa(ACI), na gestão da carismática professora e jornalista Adísia Sá, e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), na pessoa da jornalista Semíramis de Castro, da qual fomos colega, no Curso de Especialização, intitulado, Gestão da Comunicação Social nas Organizações, a nível de pós-graduação, ministrado pelo Cetrede/Universidade Federal do Ceará em 2001. Outra meta de Fenelon era visitar os diversos Cursos Superiores de Comunicação/Jornalismo, para que alunos do último semestre se interessassem por assuntos turísticos e passassem, quando formados, a ingressar no quadro de associados da Abrajet-Ceará, uma vez trabalhando em organizações públicas e privadas, na assessoria de imprensa ou de comunicação social, que desenvolvessem atividades turísticas em suas diversas modalidades. Mais um desejo do inesquecível jornalista Fenelon era formalizar parceria com o Sebrae-CE e outras entidades do trade turístico local. Pôs, ainda, em prática a edição bimestral do jornal da Abrajet-Ceará, afora peças promocionais do turismo cearense de sua autoria. 
Mas, como diz o apresentador do programa “Sr. Brasil”, Rolando Boldrin, quando morre alguém, antes dos 60 anos, o jovem Fenelon viajou para o além fora do combinado. Ele, ao partir para outra esfera maior, deixou um legado para seus familiares, amigos e colegas de profissão: ser exemplar em tudo, ser ético, transparente, profissional dedicado, honesto, simples no vestir (o chapéu o identificava em qualquer lugar), e ao tratar com o semelhante. Ele jamais desistiu de seus sonhos e venceu os obstáculos, ao longo da existência, em vários Estados brasileiros, por onde passou alguns anos de sua vida até radicar-se em Fortaleza. 
Bem! A você, inesquecível amigo e colega de profissão, com quem não pudemos dialogar, em seus últimos dias de vida, pois,  estávamos recuperando-nos de uma cirurgia, na cidade de São Paulo, só nos resta dizer: QUE DEUS O CONSERVE SEMPRE À SUA DIREITA NA ETERNIDADE. DAÍ DAS ALTURAS, RECEBA O NOSSO SENTIDO ADEUS. 
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário