Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2016

FESTIVAL DA IBIAPABA - BOA MÚSICA E ATIVIDADES FORMATIVAS E ARTÍSTICAS

A diversidade musical vai embalar as noites do XII Festival Música na Ibiapaba, que  de amanhã até o sábado, 30, promete atrair público de todas as idades com um objetivo em comum: vivenciar uma semana de música em todos os sentidos nas salas de aula, nos palcos e plateias dos diversos shows. 
O Festival acontece em Viçosa do Ceará, em outras oito cidades da região da Ibiapaba e em Sobral, sempre com entrada franca. Além dos participantes das oficinas, o público em geral está convidado para curtir uma programação especial de shows, com grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, em apresentações que dialogam com as ações de formação promovidas no evento, propondo novas formas de pensar, fazer e viver a música.
Nos dois primeiros dias (amanhã e domingo) e nos três últimos, de 28 a 30, as atividades formativas e artísticas acontecerão em Viçosa do Ceará. De 25 a 27 a programação será realizada nas outras cidades, com oficinas simultâneas nos nove municípios e shows em duas a três cidades por noite. É a programação "Nosso Som", com shows de artistas da região, possibilitando um rico intercâmbio. São eles: Rapper Henrique MH (Tianguá), Saxteto de Sopros e Percussão (Croatá), Glaydson Frota (Sobral), Trovador Eletrônico (Sobral), Jofran Fontenelle (Meruoca), show "Amigos do Choro" (São Benedito) e Grupo Choro Feliz (Ipu). 
SHOWS E FORMAÇÃO - A programação artística, assinada pelas curadoras Lu Basile e Consiglia Latorre, foi pensada dentro do conceito desta edição do Festival, de provocar a "Música em Todos os Sentidos", buscando contemplar a diversidade musical, apresentar grupos de formações inovadoras e convidar o público em geral, compreendendo que todos podem - e devem - fazer e viver a música. Nos demais municípios, o Festival proporciona um intercâmbio de grupos da região da Ibiapaba, com a programação "Nosso Som".
A festa musical começa em Viçosa do Ceará, com a banda Dona Zefinha, no dia 23 (sábado), às 21 horas, no Patamar da Matriz Nossa Senhora da Assunção. A banda apresenta "Invocado que só", espetáculo cênico-musical que combina elementos multiétnicos. No fim da tarde de domingo, 24, na Praça da Matriz, a riqueza dos metais será evidenciada na apresentação das bandas de música dos municípios da região.
NOMES DE DESTAQUE - Na fase final do festival, grandes artistas voltam a se apresentar em Viçosa do Ceará. Na quinta-feira, dia 28, às 19h30, no Teatro D. Pedro II, vão ecoar os sons do Grupo Uirapuru, orquestra de barro criada pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe, com instrumentos de corda, sopro e percussão, todos feitos de barro. O grupo apresenta composições autorais sob a regência do multiinstrumentista e compositor Luizinho Duarte. Às 21h começa a programação na Praça General Tibúrcio com o rapper Erivan Produtos do Morro apresentando o novo show, “Bendito Som das Quebradas”. Na sequência, o público vai conferir e a riqueza sonora provocada pelo violinista Ricardo Herz e Samuca do Acordeon (SP/RS), em um criativo diálogo musical passando por ritmos como choro, frevo, tango e chamamé.
A inventividade também vai marcar a noite da sexta-feira, 29, dedicada aos instrumentais da Orquestra Transversal, formada por alunos do Bacharelado em flauta transversal e de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a direção do professor Heriberto Porto.
Com a Apresentação de Encerramento das Oficinas o Festival DA Ibiapaba conclui sua 12ª edição no domingo, 30, na Praça General Tibúrcio, a partir das 18 horas. Em seguida, o palco é do BeBossa, sexteto vocal do Rio de Janeiro que traz as influências de grandes grupos como Boca Livre, MPB4, Quarteto Em Cy, Take6. 
Encerrando a programação de forma festiva, com um show de muita intensidade e com arranjos diferenciados, a cantora Lorena Nunes, uma das maiores vozes do novo cenário da música no Ceará, faz sua Homenagem à Tropicália, projeto lançado em fevereiro deste ano no Festival Jazz & Blues, e mostra canções do aplaudido disco "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário