Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

FESTIVAL DE TEATRO DE GUARAMIRANGA - NOS PALCOS DO MACIÇO, A CENA TEATRAL DO NORDESTE

No início de setembro, a cena teatral do Ceará e estados vizinhos se encontrará em Guaramiranga, aprazível cidade do Maciço de Baturité, onde anualmente acontece o Festival Nordestino de Teatro. Este ano, de 03 a 10/09, FNT chega à 23ª edição, com uma valiosa programação que abrange apresentações de espetáculos, debates, oficinas, cortejos entre outras atividades.
MOSTRA NORDESTE - Carro-chefe do FNT, a Mostra Nordeste recebeu este ano 83 espetáculos inscritos por 73 grupos dos nove estados da Região. Desse total, os curadores selecionaram 12, dos quais, três como suplentes. Na Mostra, estarão os seguintes espetáculos (em ordem alfabética): A Casa - Blitz Intervenções (CE); Caetana - Duas Companhias (PE); Exercício sobre Medeia - Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (PI); Interior - Grupo Bagaceira de Teatro (CE); Nada como quando começou - No barraco da Constância tem! (CE); O segredo da Arca de Trancoso - Grupo Vilavox (BA); Para uma avenca partindo - Teatro do Redentor (MA); Senhora dos restos - Cia. Dicuri (SE); Todo camburão tem um pouco de navio negreiro - Associação Artística Nóis de Teatro (CE). Não haverá competição, mas o melhor espetáculo eleito pelo público ganhará o Troféu Beija-Flor.
MAIS ESPETÁCULOS DO FNT - Ao longo de toda a semana os mais diversos gêneros teatrais marcam a programação do FNT. Além da Mostra Nordeste, espetáculos voltados para públicos de todas as idades integram as mostras Palco Ceará, FNT para Crianças, Mostra Nordeste Universitária, Ceará Convida e Palco Giratório / Sesc, que leva este ano a Guaramiranga o espetáculo Adaptação, da companhia Teatro de Açúcar, de Brasília.
OS ESPETÁCULOS  -São estes os espetáculos oferecidos ao público: 
A Casa - Adaptação da obra literária homônima da escritora cearense Natércia Campos. Caetana - Um espetáculo de Moncho Rodriguez com Lívia Falcão e Fabiana Pirro, da pernambucana Duas Companhias. Exercício sobre Medeia - A tragédia de Eurípedes volta à cena do FNT, dessa vez com o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. Interior - Um espetáculo irreverente e ao mesmo tempo singelo. Cheio de afeto, que nem o bolo das avós. Nada como quando começou - Trabalho do grupo No barraco da Constância tem! (CE), resultante de um projeto de investigação dramatúrgica realizado em 2014 no Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes. O Segredo da Arca de Trancoso - O grupo baiano Vilavox apresenta este espetáculo de rua inspirado nos contos orais do Nordeste. Para uma avenca partindo - O texto de Caio Fernando Abreu ganhou esta adaptação de Josué Redentor, que divide o palco com o pianista Evgeny Itskovich. Senhora dos restos - A peça da Dicuri Produções é um monólogo encenado pela atriz Isabel Santos, um dos mais importantes nomes da cena teatral sergipana. Todo camburão tem um pouco de navio negreiro - O espetáculo do cearense Nóis de Teatro foi vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra. 
No Palco Giratório/SESC - Adaptação - O espetáculo conta a história de personagens num momento de adaptação como meio de sobrevivência 
Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apresentado pela Coelce, tem o patrocínio da CAIXA, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário