Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

EM FORTALEZA E NO INTERIOR - ENCANTA POR ONDE PASSA A BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA

Companhia Paracuru, espelaculo Parabach
Ao longo de quase duas décadas, a Bienal Internacional de Dança/ De Par Em Par vem contribuindo para dinamizar, local e nacionalmente, a difusão da dança cênica em suas múltiplas configurações. Paralelamente, promove um importante diálogo dos artistas da dança cearense com criadores e instituições de outros contextos, fomentando o intercâmbio de experiências, a reflexão, a circulação e a produção de conhecimento na área.
Criada em 2008, a Bienal formaliza o compromisso do Festival, que acontece nos anos ímpares, em atender a demanda dos profissionais da dança no Ceará por ações continuadas na área de formação, principalmente para que os níveis de impacto constatados até aqui pela Bienal, que vão além de sua programação oficial, possam ser ampliados. 
AS APRESETAÇÕES - Este ano, como nas edições passadas, a Bienal Internacional de Dança está levando dança e performance a oito cidades cearenses, dando destaque às manifestações cênicas contemporâneas das danças urbanas e à produção coreográfica alemã
Com toda a programação gratuita, entre espetáculos, performances, oficinas, palestras, coproduções, afora outras atividades, está 9ª edição acontece vitoriosa por onde já chegou, com expectativa de êxito em todas em que estará. 
Em Fortaleza, a ações se desenvolveram desde o último dia 18 e terminaram ontem.  Em Sobral e Paracuru, a expressiva mostram também já encantou a sociedade do município e dos vizinhos, entre os dias 17 e 20, e de 13 até anteontem,26. Em Juazeiro do Norte, a Bienal estará de domingo, 30, até o dia 1º de novembro) O restante da programação será em Crato (31.10 a 02.11), Itapipoca (29.10 a 03.11), Tabuleiro do Norte (01 e 02.11) e Juá / Irauçuba (04 a 06.11), devendo alcançar um público de 50 mil pessoas.
Registre-se que, antes, no domingo, dia 13, em Paracuru, no litoral oeste, comneçaram as atividades formativas da Bienal de Dança, com a Residência Artística Gyrokinesis, conduzida por Matteo Moles (Bélgica) até o dia 19, voltada para os integrantes da Paracuru Cia. de Dança. Na segunda-feira, dia 14, em Fortaleza, começou no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a Residência Artística Fotografia Artística, sob a orientação de Celso Oliveira (CE), Emídio Luisi (SP) e Ademar Assaoka (CE), que acontecerá durante toda a Bienal nas cidades sedes, onde os participantes farão a cobertura fotográfica.
DESTAQUES - São destaques desta 9ª Bienal: São Paulo Companhia de Dança (SP),  
Edisca (CE), Regina Advento (Alemanha/Brasil), Paracuru Cia. de Dança (CE),  Riki von Falken (Alemanha),  Olga de Soto (Espanha/Bélgica), Cia. Catherine Diverrès (França),  Núcleo de Dirceu (PI) ,. 
Grupo de Rua/Bruno Beltrão (RJ), Quasar Cia. de Dança (GO) e Balé Teatro Guaíra (PR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário