Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

HOJE, EM BENTO GONÇALVES - TERMINA O CONGRESSO MUNDIALDA VINHA E DO VINHO

Ministro Blairo Maggi prestigiou o evento
Desde 23 domingo, até hoje, o Brasil está promovendo pela primeira vez o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, iniciativa da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O tema central desta edição é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado. O 5º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, realizado no último dia 19, em Petrolina (PE), precedeu o Congresso 
O evento vem acontecendo em Bento Gonçalves (RS), contando com mais de 400 participantes, vindos de 30 países. O mais importante fórum da vitivinicultura mundial já contou com a presença do ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e da presidente da OIV, Monika Christmann, entre outras autoridades do setor.
As tendências e novidades desse universo vêm sendo apresentadas em mais de 300 trabalhos que integram a programação científica. Na abertura do evento, na segunda-feira, houve duas palestras: a Conjuntura da Vitivinicultura Mundial OIV, ficando a cargo da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) as informações referentes à Conjuntura da Vitivinicultura Brasileira.
Também integram a programação jantares harmonizados em diferentes vinícolas da Serra Gaúcha e as visitas técnicas, distribuídas em cinco roteiros enoturísticos. Serão visitadas a região dos Altos Montes (Nova Pádua e Flores da Cunha); a Rota dos Espumantes (Garibaldi); o Vale dos Vinhedos e Monte Belo (Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul); Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves); e Vale do Rio das Antas - Tuiuty e Faria Lemos (Bento Gonçalves). 
No encerramento, hoje, ocorrerá a assembleia geral da OIV, com a discussão de projetos da vitivinicultura mundial e o Jantar de Gala.
A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário