Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

MAGIA DO NATAL - DESTINOS NACIONAIS ENGALANADOS PARA A TEMPORADA

Àrvore de Natal - Ibirapuera / SP
O clima de Natal já toma conta de cidades por todo o Brasil. E, no quesito encantamento, destinos nacionais proporcionam programas ideais para viajantes que decidem botar o pé na estrada nesta época do ano. A sondagem do consumidor - intenção de viagem, do Ministério do Turismo, revela que mais de 80% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses planejam ficar no próprio país. As opções são muitas e,  como sugestão, eis algumas para a escolha do tusrista que deseja muita diversão. 
NORTE E NORDESTE – Manaus, a cidade porta de entrada das belezas da Amazônia e palco do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, reserva uma programação especial. Os eventos se concentram no Centro Histórico, em frente ao Teatro Amazonas. Um dos pontos mais visitados da cidade, o teatro, que completa 120 anos em 31 de dezembro, abrigará concertos de Natal entre os dias 16 e 21 do mesmo mês.
Os espetáculos terão a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, do Coral, do Corpo de Dança e do Balé Folclórico do Amazonas, entre outros. Já o Centro Cultural Largo de São Sebastião abrigará uma árvore de 28 metros de altura e a Casa do Papai Noel que terá uma oficina de brinquedos.
São Luís  está com uma programação repleta de shows e eventos culturais para abrilhantar ainda mais os cenários típicos da capital, formados por praias e casarões históricos. Até 22 de dezembro, shows de música e dança e peças teatrais serão realizados em pontos turísticos da cidade.
A agenda começou ontem (1º), diante do Palácio dos Leões, com show pirotécnico e acendimento da iluminação natalina. Amanhã, , a Praça da Lagoa da Jansen receberá Papai Noel e um espetáculo de bonecos. A temporada natalina se encerrará com a tradicional Cantata na Igreja da Sé. A programação pode ser conferida no endereço http://bit.ly/2g9VrQV
Fortaleza vive o clima natalino em vários pontos da cidade, com brilhante iluminação e caprichada decoração.  Mas as atrações maiores estão na Praça do Ferreira e na Praça Portuga, ambas com belíssimas Arvores de Natal, feérica iluminação e esmerada programação diária.
Natal - A gigante Árvore de Mirassol, com 112 metros na zona sul da cidade, é um dos principais atrativos da capital que faz aniversário em 25 de dezembro. Conhecido destino de sol e praia, Natal oferece dois meses de celebrações culturais, com direito a Casa do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe crianças.
A decoração da época pode ser vista por toda a cidade, que reúne ainda shows e espetáculos de rua, além de festivais de corais, dança, audiovisual e literatura. O visitante ainda pode aproveitar para experimentar a rica gastronomia local, à base principalmente de frutos do mar e carne de sol.
SUDESTE - RIO DE JANEIRO - No Boulevard Olímpico - O bom velhinho escolheu a zona portuária para estacionar seu trenó neste Natal. O Armazém 2 do Pier Mauá vai receber o evento “Uma Aventura de Natal”, o primeiro parque natalino da cidade, que acontecerá entre os dias 10 e 28 de dezembro. O público vai conferir cenários do Deserto, Galiléia, Cidade do Papai Noel e Mundo de Gelo. O Papai Noel vai recepcionar os visitantes no Mundo de Gelo e sua cidade terá a casa da Vovó Noel, casa dos doces, fábrica de brinquedos e um teatro com apresentações do coral de ursos.
SÃO PAULO - ÁRVORE SÓ O IBIRAPUERA - A um mês do Natal, a Prefeitura de São Paulo inaugurou no sábado passado (26) a única atração pública programada para tentar garantir o clima natalino à capital. Com 35 metros, a mesma altura do ano passado e metade do que já foi um dia, a tradicional árvore do Parque do Ibirapuera foi o único projeto aprovado no Natal Iluminado do prefeito Fernando Haddad (PT), que corre para conter os gastos e passar o bastão sem extrapolar os limites orçamentários de 2016.
Com 16 metros de diâmetro, um a mais do que 2015, o enfeite só interessou à Coca-Cola FEMSA. De acordo com a SPTuris (São Paulo Turismo), a empresa, que vai cobrir todos os gastos, foi a única a atender o chamado para os projetos de decoração.
Segundo a SPTuris, sem interesse algum, não há certeza nem se prédios públicos receberão uma lâmpada sequer.
Além da árvore menor, o “clima natalino” da capital também não estará presente na Avenida Paulista, que costumava receber a maior parte dos projetos natalinos. Desde o ano passado, a avenida mais famosa de São Paulo não tem o palco que ficava próximo ao Parque Mário Covas, com enfeites e bonecos gigantes. Para este ano, mais uma vez, não houve interesse das empresas.
Sem perder tempo, os shoppings por toda capital já inauguraram suas decorações natalinas para tentar atrair o consumidor. Árvores, luzes e Papais Noéis estão espalhados por corredores e fachadas, mas a crise mantém muita gente cautelosa.
SUL - Gramado (RS) - Shows, peças de teatro, desfiles e paradas compõem o Natal Luz de Gramado, uma das maiores festas mundiais do gênero, que começou em 28 de outubro e segue até 15 de janeiro. No evento, que chega a sua 31ª edição, centenas de bailarinos, cantores, músicos e atores se apresentam em várias atrações e transformam Gramado numa cidade mágica.
Canela (RS) - A cidade, vizinha de Gramado, é palco do Sonho de Natal, que alia decoração e espetáculos de música e teatro. A 29ª edição do evento, de 26 de novembro a 8 de janeiro, se concentra na rua principal, em frente à Igreja da Matriz. Destaque para a Vila dos Sonhos, com a Casa do Papai Noel; o Auto de Natal, que retrata o Menino Jesus narrando passagens da Bíblia, e o Christmas in Concert, um show onde arranjos natalinos ganham ritmo de rock and roll.
Blumenau (SC) - Fortemente influenciada pela colonização alemã, a cidade é conhecida pela Oktoberfest, mas também fascina visitantes com o Magia de Natal. O evento ocorre na Vila Germânica, que de 11 de novembro a 30 de dezembro concentra desfiles temáticos, shows musicais e peças teatrais, além das tradicionais Casa do Papai Noel e Fábrica da Família Noel, entre outras atrações.

Curitiba (PR) - Famosa por cartões postais como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, a capital paranaense é palco de uma das mais emblemáticas cenas de Natal no Brasil: o Coral do Palácio Avenida, no qual, há mais de 20 anos, 120 crianças executam à noite uma apresentação emocionante nas janelas do imponente prédio.A cidade também oferece o Natal no Paço da Liberdade, um evento teatral emoldurado por um cenário de arquitetura histórica, que completou 100 anos em 2015. O visitante tem ainda como alternativas as feiras de Natal das praças Osório e Santos Andrade, no Centro, onde é possível comprar artesanato e experimentar pratos locais. (MTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário