Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

METROFOR DE FORTALEZA - ESTÁ FUNCIONANDO A ESTAÇÃO JUSCELINO KUBITSCHEK

Foi inaugurada pelo Governo do Ceará, na última segunda-feira (15),  a estação Juscelino Kubitschek, a 19ª da Linha Sul.do Metrô de Fortaleza, localizada na Avenida João Pessoa, no encontro com rua Alagoas, no bairro Damas. Acompanhado por lideranças políticas e imprensa, o chefe do Executivo, Camilo Santana, realizou, no início da manhã, o trajeto de metrô partindo da Estação José de Alencar, no Centro, até a Estação Juscelino Kubitschek, onde participou da solenidade de inauguração do equipamento.
Sem dúvida, como disse o Governador no ato inaugural, o desenvolvimento do meio de transporte na Capital traz uma opção mais moderna, segura e capaz de otimizar o cotidiano da população de Fortaleza e da Região Metropolitana. Ele afirmou ainda que o trabalho do governo - por meio de ações da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) - será cada vez mais de trazer novos mecanismos e logísticas ao Metrofor, com o objetivo de estender o serviço para mais usuários.
 A NOVA ESTAÇÃO - Com área total de 3.200,56 metros quadrados, a estação Juscelino Kubitschek é composta por andar térreo, mezanino e plataformas elevadas. No térreo estão localizadas as bilheterias e as catracas eletrônicas. As salas técnicas e operacionais da unidade se encontram no mezanino. As plataformas elevadas são destinadas ao embarque dos passageiros para as demais estações da Linha Sul.
A estação é equipada com todos os itens dos sistemas de telecomunicações e de bilhetagem eletrônica presentes nas demais unidades, incluindo 20 câmeras de monitoramento, central de acompanhamento das imagens, equipamentos para avisos sonoros, itens de rádio digital - para uso dos profissionais operadores e de segurança - e instalações de fibra ótica para transmissão de dados em qualidade digital. Dois elevadores e quatro escadas rolantes complementam a estrutura física da unidade.
BENEFÍCIOS - A estação JK acrescenta muitos benefícios para grande parte da população. Terá percurso de metrô com duração aproximadamente 26 minutos até a estação Carlito Benevides (Pacatuba), 22 minutos até a estação Maracanaú (no centro do município) e nove minutos até a estação José de Alencar, no Centro da Capital. 
Titular da Seinfra, Lucio Gomes recorda que a Linha Sul do Metrô de Fortaleza encerrou o ano passado com quase 800 mil passageiros a mais em relação a 2015 (5,4 milhões contra 4,6 milhões), o que representa um crescimento de 17%. Ele garante que em 2017 a expectativa é de números ainda melhores, por conta da finalização de mais obras metroviárias e também de novas ações do Governo do Ceará.
INTEGRAÇÃO – Em suas palavras, o Governador e o secretário reforçam que há planos do Executivo para integrar os sistema de ônibus com o metrô para Fortaleza e Região Metropolitana. Segundo o Governo do Ceará, isso deve ampliar o número de usuários diários do metrô de 19 mil para uma quantidade entre 40 e 50 mil passageiros. "Queremos que, com o mesmo bilhete, o cidadão utilize o ônibus e o metrô. Estamos trabalhando isso junto com a Prefeitura de Fortaleza, buscando soluções", disse Camilo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário