Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

PREFEITURA REQUALIFICARÁ A PRAIA DE IRACEMA

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Com o funcionamento da Secretaria do Turismo de Fortaleza (SetFor), sexta-feira última, 12 de maio de 2017, no prédio do antigo restaurante Estoril, localizado na Praia de Iracema, outrora frequentadíssima pelos boêmios e intelectuais da capital cearense, acreditamos que a retórica do prefeito Roberto Cláudio e do secretário Alexandre Pereira, tornem-se, na verdade, em ações, capazes de requalificar aquele local e o que existe de atrativo  naquela orla marítima.
Promessas foram feitas, na ocasião, no tocante à melhoria da infraestrutura de suporte ao turismo fortalezense, pois, na imediações, funcionam o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Bar Pirata, frequentadíssimo às segundas-feiras, a Ponte dos Ingleses e ainda não construído Aquário, que impulsionaria as atividades turísticas e culturais naquela área.
Como presidente da Associação Brasileira de Jornalista de Turismo (Abrajet-Ceará) não nos foi possível comparecer à solenidade de transferência da SetFor para o Estoril, onde funciona também a Secretaria Municipal da Cultura, porém solicitamos ao amigo abrajetiano, jornalista José Carlos de Araújo, diretor-editor do jornal “on line” Rota do Sol Turismo, que nos representasse no retrocitado evento.
Bem! Daremos, em face das promessas, votos de confiança ao prefeito Roberto Cláudio e ao secretário municipal do turismo, Alexandre Pereira, responsáveis, com suas equipes de trabalho, pela requalificação da Praia de Iracema, a “Praia dos Amores”, como outrora a denominou, em uma canção, intitulada “Adeus, Praia de Iracema,  o compositor e cantor cearense Luiz Assunção (falecido). Sobre o Estoril, foi, nos velhos tempos, o cassino de oficiais americanos, na Segunda Guerra Mundial, local  frequentado também por jovens do “High-Society”, apelidadas de garotas Coca-Colas.
A Praia de Iracema, com seu restaurante Café Avião, era visitado por fortalezenses, que iam comer e tomar “umas e outras”, à sombra de frondosas árvores, ao redor daquele ambiente público, quase defronte ao vetusto prédio da Alfândega, ocupado, anos depois, pela Caixa Econômica Federal. Destaque, também, para o extinto Iracema Plaza Hotel, que se acaba, paulatinamente, pela maresia e descuido de seus proprietários (herdeiros). Ah! A igrejinha de São Pedro, uma homenagem aos pescadores da época, que ainda está em pé. Funcionava, também, na proximidades do Iracema Plaza Hotel,  os famosos restaurantes Lido e …, frequentados por alguns representantes da elite, da classe média e turistas.
Sobre a importância da requalificação da Praia de Iracema, facilitando o retorno dos frequentadores, na nossa opinião, primeiramente, tem-se de melhorar o acesso à área, aperfeiçoar a iluminação pública, oferecer segurança, por intermédio dos policiais das Polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal. SEGURANÇA - por incrível que pareça - será um dos atrativos, pois cidadão algum visitará um local, palco de assaltos à mão armada, furtos de veículos e outros problemas, capazes de irritar quem por lá passe.
Encerrando o artigo, vai, aqui, um desejo: tomara que a Praia de Iracema venha a ser um dos “points” mais visitados, incluindo o período noturno, de Fortaleza! Que fiquemos ao aguardo da tão decantada e necessária requalificação desse tradicional bairro, que já foi orgulho dos fortalezenses e dos visitantes. É isso aí, gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário