Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

TURISMO DESENVOLVE-SE MELHOR COM PARCERIAS

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Como alguns (não estamos generalizando) gestores públicos e da iniciativa privada, ligados, direta e indiretamente, ao segmento turismo, continuam desconhecendo que o Turismo é uma atividade plural, voltamos a escrever sobre o assunto em pauta.
No turismo dos nossos dias, apenas a parceria é capaz de incrementar as atividades desse importante, porém ainda incompreendido segmento econômico. Sozinho, minha gente, ninguém faz nada e não vai a lugar algum. E tem mais: tudo precisa ser realizado com muita humildade, competência e sem estrelismo. Que os vaidosos prestem atenção: no turismo, devem aparecer somente estrelas, nas noites, para encantar a população e os turistas.
Tolos são aqueles que julgam ser o turismo uma atividade singular e individualizada. Ao contrário, Turismo é trabalho de muitos e sem paralelismo de ações. Singular mesmo somente o fenômeno turismo, quando explorado em parceria e com profissionalismo. No turismo, calha bem o famoso adágio: “Andorinha, sozinha, não faz verão”. O correto é : todos, irmanados, por uma pessoa: o turista. Tudo deve girar em torno dele. Ele é o Rei.
É costume algumas pessoas do “trade” esquecerem-se de que o visitante é quem determina o que deve ser feito, para aumentar o seu grau de satisfação, relacionado à população e ao destino visitado. Tão simples, não é mesmo? Mas, como é difícil de ser posto em prática! É incrível mesmo. Para destacar o nosso ponto de vista, sempre dizíamos e escrevíamos que o exemplo maior, no setor público do turismo nordestino, era dado pelo Estado da Bahia, precisamente pela Bahiatursa. 
Na verdade, a Bahia, quando era presidente, por três vezes, da Bahiatursa e, depois, secretário estadual da Cultura e Turismo, o competente e carismático Paulo Gaudenzi, sabia vender bem o produto turístico, existindo maior integração da comunidade turística do que nos dias atuais. Lá, respirava-se turismo o dia inteiro. 
No Estado Ceará, é importante registrar muito vem sendo feito pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Fortaleza, por intermédio das secretarias estadual e municipal do turismo, com a divulgação dos atrativos, nas mídias e nos eventos nacionais e internacionais, nos principais centros emissores de turistas do Centro-Sul e Sul do Brasil e alguns Estados do Nordeste. 
Bem! Sem a pretensão de sermos o “dono-da-verdade”, afirmamos que atividade plural significa buscar parcerias. Ser parceiro é falar no plural “Nós” e não “Eu”. É ter coragem e ser ético e transparente, ao dizer: nós realizamos isso e aquilo. Nós estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Nós queremos o melhor para o turismo cearense. Nada, pois, do “EUQUIPE”.
É importante reconhecer, também, os esforços, os empenhos e as ações das iniciativas pública e privada, as quais ajudam a acelerar o processo de desenvolvimento turístico, na “Terra de Iracema”, e na “Loira desposada do Sol”. Assim, minha gente, é que se deve falar e trabalhar. Afinal, turismo – reforçamos - jamais deixará de ser uma atividade plural. No turismo, vale aplicar o lema do cooperativismo: UM POR TODOS E TODOS POR UM. 
Ah! Por último, uma advertência: pessoas vaidosas, com o “rei na barriga” e inescrupulosas não servem para participar da comunidade turística. Turismo – minha gente -  vai um pouco além: passa por humildade, competência, ética, profissionalismo, diálogo, dedicação, companheirismo e zelo pelas coisas públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário