Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

GRAMADO: ATRAÇÃO DIFERENCIADA

DIMENSÕES QUE SURPREENDEM - Gramado é uma cidade que surpreende a cada visita que promovemos. A sua estrutura física diferencia de tudo o mais quanto existe no país. Na serra gaúcha, mais precisamente, na Região das Hortências, disponibiliza os seus 237 km² para uma população de apenas 34.110 habitantes, conforme dados de 2013.  Altitude de 830m concede-lhe uma condição climática muito especial, em que até a neve pode ocorrer no inverno, mas que registra temperaturas em torno de 12 ou 17 graus, mesmo no verão.
Cidade privilegiadamente turística, informa, para a sua população de milhar de 2 dígitos, um fluxo anual de visitantes de cerca de 6 milhões nacionais e estrangeiros, o que vale nada menos do que 90% da sua receita. O turismo, portanto, é fundamental para a sua economia, índices indicados pela existência de cerca de 1.216 hotéis nas diversas categorias em funcionamento, enquanto já existem projetos de instalação de inúmeras outras novas unidades.
ECONOMIA FLORESCENTE - Mas não somente o turismo estimula uma economia efervescente, como igualmente uma indústria fulgurante, materializada em cerca de 100 unidades no setor de móveis, 19 fábricas de chocolate e dezenas de malharias, além de centenas no setor da construção civil. Tudo isto ao lado de inúmeras empresas artesanais, no campo da geléia, do vinho e de queijos.
A considerar, da mesma sorte, um comércio exuberante, em que pontifica sobretudo no ramo dos artigos natalinos, como também nos de “souvenirs” e confecções. No último caso, muito especialmente no setor das malharias e, bom que se evidencie, da melhor qualidade.
UMA CIDADE ORGANIZADA E TRANQUILA - Gramado tem características muito peculiares. De forma especial por ser uma cidade em que cada um dos seus recantos é adornado pelo viçoso colorido das flores, entre as quais destacam-se as hortências, sobretudo e principalmente na entrada da cidade, cujas margens das rodovias são orladas pelo destaque das flores que impactam os que ali transitam pela RS 115, pela RS 235 ou pela RS 373.
Mas a cidade tem uma característica de que – para as suas dimensões – entendo ser única: apesar das suas extensas avenidas e artérias de toda a sorte, não existe, sequer, um único sinal luminoso a disciplinar o trânsito. Cidade de movimentação intensa de pedestres, notadamente pela afluência dos visitantes, esse fato não lhe constitui a menor dificuldade, muito ao contrário, evidencia a educação do seu povo.
Até porque, em cada segmento das vias públicas, a sinalização horizontal existe, com as faixas de pedestres diante das quais, a perceber a intenção de travessia por pessoas, imediatamente os veículos interrompem a sua trajetória para privilegiar o viandante. É impressionante essa característica.
CIDADE DOS FESTIVAIS - Com a característica de ser um aglomerado urbano muito mais quantificado pelos que lhe visitam, e ao lado de todos os seus tantos atrativos, Gramado se destaca pela realização de inúmeros festivais e promoções de sentidos vários. O primeiro deles a se constituir em evento da maior valia nacional e internacional é o seu Festival de Cinema, em que premia, anualmente, produções, atores e dirigentes com o festejado troféu “Kikito”. 
Mas, já há 29 anos vem se notabilizando pela consagração do FESTURIS, Festival de Turismo, o qual em crescimento intermitente já se constitui no maior evento de comercialização do produto turístico na América Latina, realizado por iniciativa privada. Da mesma sorte em que se tem destacado com o seu Chocofest, o maior evento do setor no país.
DA RUA COBERTA AO NATAL LUZ - Seguramente, o maior atrativo do seu centro é a Rua Coberta. Orlada por restaurantes diversos, é ponto obrigatório da visitação e da parada por tantos quantos lhe visitam diariamente. Mas a maior promoção que lhe tem proporcionado o destaque nacional e internacional é o seu Natal Luz, materializado por inúmeras realizações. Tais o espetáculo que se realiza às noites em frente ao Palácio dos Festivais, além dos desfiles extremamente bem elaborados pelas suas principais artérias e que se debruçam no Lago Negro com o grande espetáculo de som e luz, atrativo maior que se apresenta de outubro a janeiro com plasticidade das maiores produções internacionais.
Mas, eu diria que Gramado tem bem mais do que uma centena de atrações, das quais listo: Festa da Colônia, Mirante Vale do Quilombo, Cascata Véu da Noiva, Aldeia do Papai Noel, Mundo de Chocolate, Mini Mundo, Mundo a Vapor, passeio de trem, Museu de Cêra, Harley Moto Show, Hollywood Dream Car, Snowland, Gramado Zoo, Salão dos Super Carros, Museu Medieval, dentre tantas.
Gramado, por si só, já é um autêntico e maravilhoso festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário