Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 06/04/2018

A VIDA CONTINUA – Durante muitos dias, a população brasileira viveu momentos de grande expectativa e manifestações. Tudo por conta do julgamento do “habeas corpus” impetrado pelos advogados do ex-presidente Lula contra a sua prisão após condenação em 2ª instância. O clima realmente até anteontem, data do julgamento da medida pelo STF, esteve tenso, com manifestações calorosas tanto dos favoráveis a não condenação, como dos contrários. O quente clima se desfez, pelos menos aparentemente, após o julgamento da quarta-feira. O ex-presidente teve seu “habeas corpus” negado por seis votos contra cinco, após uma sessão iniciada um pouco depois das 14 horas, terminando quase pela madrugada. Houve surpresas na votação. Há dois anos, o Supremo decidira, também por 6 x 5, que poderia haver prisão de réu condenado em segunda instância. Naquele momento, o ministro Gilmar Mendes votou favorável à medida, enquanto a ministra Rosa Weber foi contra. Como as pessoas podem mudar de convicções, sabe-se lá por que cargas d'água, no julgamento de quarta-feira última os dois ministros mudaram seus votos. Gilmar Mendes, a favor da concessão do remédio legal pedido pelos advogados de Lula;  e a Ministra Rosa, contra. Repetiu-se o placar do julgado do  STF de dois anos atrás. Diante do fato, pelo menos por enquanto, Lula não poderá ser candidato nas eleições de outubro próximo, uma vez que estaria preso e, também, enquadrado na tal ficha suja. Contudo, não é bem assim.  Novo recurso já foi apresentado ontem, agora pelo Partido Ecológico Nacional, representado no processo pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. O pedido será analisado no STF pelo ministro Marco Aurélio, que anteontem votou a favor de Lula. Para embrulhar mais o engodo, o juiz Moro decretou ontem a prisão do maior lider do PT, o qual deverá apresentar-se à Polícia Federal até hoje, às 17 horas. Diante de tantas ocorrências, o ex-presidente da República e os seus aliados não se rendem facilmente.   Quem sabe se não obterão êxito nas novas empreitadas?  Em razão dos volúveis homens e tempos em que vivemos, impossível é prevê o que acontecerá. Enquanto isto, o povo brasileiro que se lixe, que continue sendo massa de manobra.
Jean e Claret, troca de comando
A ABRAJET-PR NOVOS PODERES – Desde o último dia 8, a ABRAJET- Seccional Paraná, está com novos dirigentes. É que, naquele dia, em assembleia, foi eleita e tomou posse a nova diretoria, para o biênio 2018/2019. Com o jornalista Jean Luiz Sampaio Féder como a presidente, em sucessão a Antônio Claret de Rezende, foram eleitos, ainda, para compor a Diretoria e Conselhos: Vice-Presidente - Marian Izabel Guimarães; Secretário – Mary Schaffer; Diretor de Operações – Mauro Blumenthal Silka; Diretor Financeiro – Luiz Júlio Zaruch. Conselho de Ética: Edson Militão da Silva e Paulo Mosimann. Conselho Fiscal: Antônio Claret de Rezende, Luiz Augusto Juk e Sérgio Almeida. 
NOVO PRODETUR - O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lançou terça-feira (3) um novo programa para ampliar a oferta de recursos para a realização de projetos para o desenvolvimento do turismo no país. O Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo - Prodetur + Turismo surge para apoiar estados e municípios no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parcerias como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o BNDES.
As propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.
PERNAMBUCO PARTICIPOU DA WTM – Do dia 3 e até ontem, Pernambuco participou da World Travel Market (WTM) - LatinAmerica, que aconteceu em São Paulo. A WTM é a principal feira do setor de viagens e turismo da América Latina, além de ser um evento focado na promoção dos destinos das regiões para profissionais de turismo internacionais. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado (Seturel-PE), por meio da Empetur, participou do evento em dois ambientes .  
O Estado foi destaque na feira em um espaço comercial de 40m², ambientado com elementos e imagens dos destinos indutores. Toda a área foi destinada para o recebimento de operadores de turismo, agentes de viagem, além de agenda de reuniões. O local foi montado em parceria com a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas e a Prefeitura do Recife. Também marcou presença na área do Ministério do Turismo. Em ambos houve distribuição de material promocional.
MÓR NO FÓRUM - O Fórum Gramado de Estudos Turísticos
anuncia palestra magna de Luiz da Gama Mór (FOTO), vice-presidente executivo responsável pela operação global da TAP por 17 anos. O evento visa deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. A palestra acontece juntamente com a Solenidade de Abertura do Fórum, dia 12 de abril, às 20h.. 
No Fórum Gramado, a palestra de Mór ratifica o tema central do evento sobre “O Turismo a Serviço do Desenvolvimento do País”, expandindo-o através de uma abordagem composta por três eixos sobre a Sustentabilidade do Turismo. São eles: Originalidade e autenticidade versus padronização; Relação entre a cidade e o turismo: humanizar ou predar e o Impacto do Big Data e da robotização (algoritmos autônomos) no Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário