Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2018

UNESCO - FORTALEZA LANÇOU SUA CANDIDATURA À REDE CIDADES CRIATIVAS

Fortaleza poderá integrar, a partir de 2019, a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Para a finalidade, a Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto de Planejamento da Capital (Iplanfor), anunciou, na noite da quarta-feira (28/03), no Centro Cultural Belchior, a candidatura da Cidade ao recebimento do Selo, cuja cerimônia de entrega está prevista para outubro do ano que vem.
Por meio da elaboração de um dossiê, serão elencados os avanços municipais no âmbito do design em suas múltiplas especificidades; dentre elas, iniciativas arquitetônicas, urbanísticas, editoriais, gastronômicas, territoriais e voltadas aos aspectos da moda.
Antes da solenidade, o Iplanfor realizou um workshop com representantes de diversas instituições públicas e privadas, que contribuirão para a elaboração do dossiê de candidatura de Fortaleza. Na oportunidade, o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, foi escolhido para ser o representante destas instituições durante este processo.
Criada em 2004, a Rede Mundial, composta por 180 cidades distribuídas por 72 países, estimula ações intersetoriais no âmbito da Economia Criativa. A candidatura da cidade de Fortaleza será pautada por iniciativas de sucesso inclusas no escopo do Plano Fortaleza 2040.
“A elaboração deste dossiê, que deverá ser entregue até abril de 2019, terá como resultado a sinergia de todas as entidades que vêm, junto à Prefeitura, trabalhando o design em Fortaleza para construirmos a candidatura da Capital. Nós queremos que Fortaleza pertença a este seleto grupo e seja chancelada como Cidade Criativa do Design pelo potencial que temos diante do design urbanístico, arquitetônico e de moda, por exemplo”, esclareceu o presidente do Iplanfor, Eudoro Santana.
De acordo com a diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, o processo contemplará a organização de debates, a resolução de questionários e a busca pela demonstração de políticas articuladas para o desenvolvimento da economia criativa..
Para o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a inclusão de Fortaleza no rol de cidades criativas da Unesco, ajudará a fortalecer e alavancar os negócios na área da economia criativa."Ao estimular o desenvolvimento das atividades ligados a economia criativa, estaremos contribuindo para o aumento da geração de empregos e renda para o fortalezense".
A análise da Unesco, cujo resultado será divulgado em outubro de 2019, avaliará as ações desenvolvidas na Capital a partir dos últimos cinco anos, bem como a viabilidade diante do planejamento de novas iniciativas. A iniciativa contará com a consultoria do designer, professor e conferencista Eduardo Barroso, que esteve presente na cerimônia de anúncio da candidatura. Para o especialista, as expectativas da Unesco são estimular e reforçar iniciativas para tornar a criatividade um fator determinante do desenvolvimento urbano, por meio de parcerias público-privadas que envolvam a sociedade civil. 
O evento contou com a participação do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, do titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, além de outras autoridades e de representantes de entidades públicas e privadas engajadas na causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário