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sexta-feira, 6 de abril de 2018

VISTO ELETRÔNICO PARA ATRAIR CANADENSES

Divulgação do e-Visto para Canadá
Dos mais de US$ 28 bilhões gastos pelos turistas canadenses no turismo internacional, só US$ 77 milhões vão para o Brasil. Significa que apenas 0,27% do valor gasto pelos canadenses viajando pelo mundo fica no Brasil. Para ampliar esse percentual, desde 18 de janeiro, os canadenses que quiserem visitar o Brasil têm uma facilidade: o visto eletrônico. O Ministério do Turismo promoveu  um evento para a imprensa e os empresários canadenses em Toronto para divulgar a medida e atrair mais turistas e empresários para o país. O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, aproveitou a oportunidade para ressaltar os atrativos turísticos nacionais que se encaixam no perfil do turista do país da América do Norte.
O encontro contou com a participação da cônsul-geral do Brasil em Toronto, Ana Lélia Benincé Beltrame, e com representantes das principais companhias aéreas que operam as rotas entre Brasil e Canadá. Eles manifestaram interesse em ampliar o número de voos entre os dois países.
O visto eletrônico simplifica e barateia o processo de solicitação da autorização de entrada no Brasil. O valor passou de US$ 160 para US$ 40 e o prazo médio, que era de 30 dias, caiu para, em média, 72 horas em um processo todo eletrônico. Já em fevereiro, foi registrada a emissão de 2.261 vistos para turistas canadenses, um salto de 47% na comparação com o mesmo mês de 2017. No último ano, o número de visitantes do país da América do Norte retraiu em 30% em relação a 2016, de 70,1 mil para 48,9 mil.
“Tenho certeza de que com a divulgação correta e eficiente, o Brasil tem tudo para atrair um número cada vez maior de canadenses para movimentar a economia e gerar emprego no país”, comentou José Antônio Parente. Representantes do Ministério do Turismo também estiveram na Austrália, Japão e Estados Unidos nos últimos meses para divulgar o visto eletrônico nesses três mercados. No total, em fevereiro, primeiro mês em que a medida passou a vigorar nos quatro países, o número de autorizações de entrada no Brasil saltou de 14,5 mil para 25,6 mil, um aumento de 76% com perspectiva de injeção de US$ 12,7 milhões a mais para a economia do Brasil. 
PEDIDO DE VISTOS AUMENTA - O visto eletrônico tem se mostrado uma inciativa de sucesso para a atração de turistas estrangeiros. Em fevereiro e março, os dois primeiros meses que a medida entrou em vigor nos quatro países beneficiados – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão –, a solicitação de vistos para o Brasil apresentou crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de autorização de entrada no país, de acordo com levantamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE), saltou de 29.697 para 44.007.
Dos 44.007 vistos emitidos em fevereiro e março, 32.035 (72,8%) foram eletrônicos, os chamados e-Visas. Os americanos foram os que mais aproveitaram a facilidade, 23.472, seguidos dos australianos com 3.707 e-Visas. No terceiro lugar, aparecem os canadenses, com 3.161 vistos, e o Japão com 1.695.(Com o MTUR)

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