Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2018

BOA VISTA, 128 ANOS - UM LEQUE ABERTO TOTALMENTE ACIMA DA LINHA DO EQUADOR

Matriz do Carmo, Boa Vista
Boa Vista, a capital de Roraima, na margem direita do rio Branco, nasceu de uma fazenda de gado. É a única capital brasileira totalmente acima da linha do Equador. Na última segunda-feira (09),  completou 128 anos de existência. O traçado urbano radial, com ruas largas, lembra um leque aberto e destaca-se entre as demais capitais da Amazônia.
As avenidas convergem para a praça do Centro Cívico, no “coração da cidade”. E é na praça monumental que se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Roraima, além de atrativos turísticos entre palácios, teatros e igrejas, como a Catedral do Cristo Redentor e a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, o templo mais antigo de Boa Vista, de 1892.
ATRAENTE ROTEIRO TURÍSTICO - Além do Centro Cívico, no coração de Boa Vista, o roteiro turístico inclui a Orla Taumanan, uma das principais atrações da capital. O passeio público em forma de plataforma, na margem do rio Branco, conta com bares e restaurantes. A Praça das Águas é um complexo de esporte e lazer com fontes luminosas sincronizadas com a música. Tem também o Portal do Milênio, o Centro de Artesanato e Cultura, com destaque para artigos indígenas e o Parque Anauá.
Os igarapés Azul e Água Boa e o passeio de barco até a outra margem do rio Branco, onde fica a praia Grande, estão entre as opções de banho para os turistas. Tem caiaque, Stand up Paddle e kitesurf. Uma trilha de 5 km leva o visitante, a pé ou de bicicleta, até o topo da Serra Grande. Entre os atrativos históricos, o Forte São Joaquim, de 1775, localizado a 32 quilômetros da cidade, é o marco da ocupação que deu origem a capital mais ao norte do Brasil.
Outro atrativo natural roraimense visitado a partir de Boa Vista é a serra do Tepequém. Um destino de natureza e aventura com trilhas, cachoeiras, gastronomia e clima ameno. Uma viagem para quem gosta de ecoturismo. Além da beleza natural, Roraima tem a maior população indígena do Brasil. A riqueza cultural conta com fortes elementos indígenas, principalmente do povo Yanomami e dos garimpeiros nordestinos. A culinária oferece um cardápio variado e exótico com pratos originários das cozinhas indígena e típica do Nordeste. Influência que se repete no artesanato, na música e nas danças regionais.
COMUNICAÇÃO - Boa Vista fica distante 4.275 km de Brasília. A principal ligação com a capital de Roraima é de avião. Por terra, até Manaus (AM), a capital mais próxima, são 820 km pela BR-174, sendo que 122 km cortam o território indígena Waimiri Atroari. A capital Boa Vista é o ponto de partida das expedições brasileiras e internacionais que sobem o Monte Roraima na divisa do Brasil com a Venezuela (210 km) e a Guiana Inglesa (127 km). (Com o MTUR) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário