Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 13/07/2018

MOMENTO CONSTRANGEDOR - Há tempos, o Brasil vem amargando momentos constrangedores na Política e na Justiça, com reflexos danosos refletidos sobretudo no caminho normal e saudável do país. Tudo começou pelo chamado Mensalão, quando passou a população a assistir a espetáculos tristes, com acusações e prisões de políticos conhecidos e outras personalidades do ramo, todos acusados nas mais diversas falcatruas contra os cofres públicos. A continuação da desenfreada descida moral faz tempo persiste com a Operação Lava Jatos. O nome foi dado pela Polícia Federal para enquadrar um sem número de senadores, deputados, ministros, presidentes da República, firmas renomadas, principalmente de empreiteiras e frigoríficos, nos roubos praticados, envolvendo inicialmente a Petrobrás. Os reflexos da tal Operação se espalharam e já não são novidades diárias as operações que a PF faz para levar à prisão pessoas de coturno alto. O assunto ficou até batido, cansativo. Pois não é que tudo esquentou? no último domingo, os noticiários dos órgãos de informação, deixando de lado a Copa do Mundo, soltaram a bomba. O desembargador federal Rogério Favreto mandou soltar o ex-Presidente Lula, preso desde abril por conta de uma ação em que o juiz Federal de Curitiba, Sérgio Moro, reconheceu sua culpabilidade num processo envolvendo um sítio em Atibaia. O Juiz Moro reagiu afirmando que o desembargador não tinha competência para soltar Lula, pelo fato de o mesmo já haver sido condenado também em 2ª Instância. E mais, que o STF já havia decidido a favor da prisão de quem houvesse sido condenado na referida Instância. Caso do carismático político petista.  Foi um quiproquó dos diabos. Acusações para lá e para cá. Meios jurídicos se pronunciaram também contra e a favor da decisão de Favreto, um amigo de Lula, antigo participante do PT e ocupante de cargos nas administrações petistas antes de ser nomeado desembargador. No vai e vem do “teja preso”, “teja solto”, finalmente o líder petista permaneceu preso.  Repetimos, espetáculo constrangedor. Pelos inúmeros contestados atos de ministros e juízes,  a Justiça Brasileira cada vez mais fica desacreditada perante a opinião pública. O que está errado? Temos excessos de leis e recursos? As escolhas de ministros e outros cargos da Justiça para colegiado não deveria ser da própria classe e não do Poder Executivo? Uma certeza paira entre os brasileiros: a Justiça do Brasil precisa de uma reformulação em regra. E as Leis também.  
DIA NACIONAL DO TURISMÓLOGO – A Agência Senado divulgou:  Para que um destino turístico seja capaz de atrair visitantes além de gerar emprego e renda para a comunidade local de forma sustentável não basta simplesmente ter um atrativo. É preciso planejamento e estratégia para que toda a cadeia do setor atue em harmonia, desde a promoção do destino até a organização da infraestrutura receptiva de desenvolvimento de roteiros, hospedagem, aluguel de veículos, guias e tantos outros entre os mais de 50 setores impactados pelo turismo. Este é o papel do turismólogo, profissão que passou a ser reconhecida por lei em 2012.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou nesta terça-feira (3) o projeto do deputado Otávio Leite que estabelece a data de 27 de setembro como o Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo (PLC 14/2017).
O relatório de Lídice da Mata foi lido na Comissão por José Agripino e ressalta que o 27 de setembro já é reconhecido hoje como o Dia do Bacharel em Turismo. A intenção da mudança é adotar a nomenclatura oficializada a partir do reconhecimento da profissão de turismólogo em 2012, porém alargando a homenagem não só para quem é formado em Turismo, mas para todos os profissionais que atuam no setor.
A proposta será analisada  pelo Plenário do Senado.
AIRBUS COM NOVOS MODELOS  A - Airbus lançou os novos modelos de aeronave A220 numa cerimônia em seu Centro de Entrega Henri Ziegler, nos arredores de Toulouse, na França. No evento, acompanhado por funcionários da Airbus e por membros da imprensa internacional, o modelo A220-300 aterrissou já com a nova pintura com o nome e as cores da Airbus.
A Família A220 é composta por dois modelos, o A220-100 e o A220-300, conhecidos anteriormente como CS100 e CS300, que faziam parte da C Series da Bombardier Inc. As aeronaves estão totalmente otimizadas para os mercados de 100 e 150 assentos e são uma adição perfeita à Família A320neo, campeã de vendas da Airbus.
SALÃO NÁUTICO - Terminou no último domingo, 8, a terceira edição do Salão Náutico Marina Itajaí,  no litoral norte catarinense, aquecendo o mercado náutico no Sul. Neste ano, o evento que é considerado o maior do gênero da região, foi ampliado em cerca de 30% em termos de espaço físico e contou com a participação de mais de 70 marcas. O volume de negócios superou as expectativas da organização ultrapassando R$ 50 milhões fechados durante o evento, além dos contatos comerciais iniciados no local para futuras negociações.
Ao longo dos quatro dias do salão, que aconteceu de 5 a 8 de julho, mais de 10 mil pessoas passaram pela Marina Itajaí para conferir de perto as últimas novidades do universo náutico através de exposição de modelos de embarcações de diversos tamanhos e estilos de renomados representantes e fabricantes nacionais e internacionais. 
Os visitantes puderam participar ainda de atrações culturais como exposição fotográfica, música ao vivo, distribuição de livros a bordo, desfile de moda, curso de vela, ações de conscientização ambiental e inclusão social. Outra novidade desta edição e que teve grande adesão dos participantes foi o uso de copos ecológicos com o intuito de contribuir para redução do uso de materiais descartáveis.
EM FESTA A CHAPADA DOS VEADEIROS - A partir de hoje e até o próximo dia 20, no vilarejo de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, estará acontecendo o XVIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Experiência única de trocas de saberes entre as mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro, a previsão é que o evento receba cerca de trinta mil participantes. Com quinze dias de programação, este Encontro reforça o seu objetivo de fortalecer as tradições e culturas de comunidades de todos os lugares do país – e em especial as da população da Região Centro-Oeste.  – Até o término, será desenvolvida extensa  programação que inclui apresentações com giros de folia, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, espetáculos, shows, exibição de filmes, exposições, palestras e rodas de prosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário