Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2018

NA ARENA CASTELÃO, DE 19 A 22/7 - CAMPEONATO ESTADUAL DO FESTEJO CEARÁ JUNINO 20187

Para comemorar os 20 anos do Ceará Junino, o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas 2018 terá novo palco. Na próxima semana,  de 19 a 22, sempre a partir de 18h,  a Arena Castelão receberá a maior festa junina do Ceará, reunindo mais de 20 quadrilhas de todo o Estado e uma programação especial, com feira de artesanato e gastronomia, brincadeiras, apresentações artísticas e culturais, além de conversas com os Mestres e Mestras da Cultura, resgatando o saber tradicional popular nesse arraiá. Todas as atividades são abertas ao público, com entrada franca. 
Com o tema “Conexões Juninas: O Ceará em Festa", o Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino 2018 é um evento de culminância dos festivais regionais de quadrilhas juninas apoiados no XX Edital Ceará Junino 2018, da Secretaria da Cultura do Estado, realizado em parceria com o Instituto Assum Preto.  Com o campeonato, as quadrilhas juninas participantes concorrem ao título estadual, consolidado como o maior reconhecimento do Estado para o movimento junino.  
 Em 2018, o Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino conta também com o apoio institucional da Secretaria de Esporte do Estado e com o apoio das entidades que compõem o Comitê Gestor Junino. Essa edição vem trazendo novidades em sua programação já na escolha de seu local de realização: a Arena Castelão, um espaço amplo e pronto para receber todo o público cearense, de outros estados brasileiros e de outros países, que acompanham o movimento junino no Ceará.
NOVOS ESPAÇOS, IDEIAS E CONCEITO - O ciclo junino anualmente movimenta milhares de pessoas no Estado, configurando-se  como uma das manifestações mais fortes da cultura cearense, alavancando também a economia da cultura local. A partir disso, o Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino 2018 se destaca como evento prioritário de fruição artística e de democratização do acesso à cultura.
Durante quatro dias, o Campeonato Junino se tornará palco da cultura cearense, unindo as apresentações de quadrilhas em um espaço para se conhecer e celebrar as várias manifestações do ciclo junino.
Além de receber apresentações de grupos da cultura tradicional popular e apresentações de quadrilhas infantis, o evento contará toda noite com a presença dos Mestres e Mestras da Cultura, no Espaço "Mestra Convida", em que a mestra Mazé, da cultura junina, dialoga com vários mestres convidados, com mediação de diversos especialistas e gestores culturais.
O artesanato e a gastronomia também terão espaço na maior festa junina do Ceará. O Espaço “Coisas de São João" contará com exposição e venda de cordel, xilogravura, artesanato de reisado, bonecas de pano e cerâmica de artistas cearenses. Já o Espaço "Sabor Junino" traz os melhores quitutes de São João: bolos de milho, batata, pé de moleque, macaxeira e grude; milho assado e cozido; pamonha; canjica; pipoca; maçã do amor; alfenim; rapaduras; tapioca; beiju; café; aluá; mungunzá; baião; paçoca e muito mais.
O Espaço "Tá de Brincadeira?" contará com brincadeiras juninas comandas pelo Grupo Garajau, de Maracanaú. São casamentos juninos, correio do amor, adivinhações, xilindró, entre outras, para animar as noites de festa. E, por fim, o Espaço "Zé de Manu - Vitrola Junina" será lugar de muita música, do Forró da Meia Noite e de confraternização dos quadrilheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário