Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

ERNANITUR: 30 ANOS DE ÊXITO NO TURISMO RECEPTIVO

O artigo desta semana é dedicado a um profissional, que milita, há muitos anos, no turismo receptivo, cuja empresa de sucesso está situada na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, Fortaleza, a denominada “Loira Desposada do Sol”, pelo imortal escritor e poeta cearense Paula Ney, falecido, na cidade do Rio de Janeiro, no século passado. Referimo-nos ao proprietário da Ernanitur, empresa do turismo receptivo, que completou 30 anos de pleno funcionamento, num paradoxo, criada no dia 2 de novembro de 1988, ou seja, no Dia de Finados. 
Agora, vem a inevitável pergunta: e quem é o empresário? Trata-se, amigo-leitor, de José Ernani da Silva, na época, um jovem, nascido no município de Russas-CE, distante 160 km de Forrtaleza, e que, ao vir morar na capital do Estado, abraçou um dos segmentos do turismo, acima especificado e, com muitos esforços, dedicação, responsabilidade, ousadia, ética e profissionalismo, tornou-se um empresário de renome e sucesso, sendo referência local e nacional  no turismo receptivo. 
E o porquê, amigo-leitor, de destacar a sua atuação, por meio da Ernanitur, nas lides do turismo alencarino? Simplesmente, por questão de justiça e reconhecimento. Como jornalista, participante no jornalismo de turismo, sentimo-nos à vontade, para homenagear, em vida, (o correto e recomendável), uma personalidade do trade turístico, bastante humano, educado, humilde, no tratar com clientes e pessoas, que dele se aproximam, além de ético e profissional em tudo o que realiza.
  Somente essas qualidades seriam suficientes, para que tirássemos o chapéu para ele, o empreendedor Ernani da Silva, a quem tivemos a honra e o privilégio de conhecê-lo, quando iniciamos parte da nossa vida jornalística, como um dos fundadores da página de turismo do Jornal O Povo, nos idos de 1974, ao lado dos confrades José Mário Pinto, como editor, (falecido), e de Izabel Pinheiro, como colunista. Desde esse período retrocitado, passamos a admirá-lo e a elogiar seu incansável trabalho, na condução de turistas de Fortaleza e de outros recantos do Brasil, para visitar o que o Ceará, sobretudo na orla marítima, tem de belo, útil e agradável. 
No início do funcionamento de sua Ernanitur, recebeu o irrestrito apoio dos empresários do complexo turístico Beach Park, Joãozinho Guinle e Arialdo Pinho, este, hoje, secretário do Turismo do Ceará. Daí pra frente, superou os desafios e, paulatinamente, foi prosperando, inovando, até chegar, com sua conceituada empresa, à posição, que ocupa, atualmente, no cenário do turismo receptivo cearense e nacional. Anteriormente, trabalhou nas agências de turismo Celmar e, após cinco anos, transferiu-se para a Lafuente Turismo. 
Agora, um lembrete: na nossa modesta opinião, sempre estamos a mencionar que todas as pessoas, dedicadas ao trabalho, de forma séria, com profissionalismo, ética, espírito inovador, transparência, competência e sempre se considerando eternas aprendizes, sem querer ser tratadas como semideuses, tornam-se vitoriosas, respeitadas e admiradas pelo que executam, nas diversas atividades, que abraçarem por vocação e amor ao que fazem.
Bem! Como nosso espaço é limitado, deixaremos de comentar outros fatos, a respeito da vida profissional do amigo Ernani Silva, cujas lições aprendidas, ao longo de sua existência, parodiando um verso de uma canção do compositor e cantor Gilberto Gil, o Ceará, na sua área específica, isto é, o Turismo Receptivo, já lhe deu também régua e compasso. 
No mais, caro amigo Ernani Silva, votos de que continue colhendo, com o passar dos anos, os opimos frutos de sua eficiente e eficaz atuação, que dignificam e orgulham o trade e o turismo receptivo, sendo merecedor das sinceras homenagens e dos parabéns de seus inúmeros amigos e admiradores, dentre os quais nos incluímos e – repetimos – nos sentimos honrados.  Parabéns pelo Jubileu de Pérola da Ernanitur e prossiga, com dignidade, fazendo o bem, sem olhar a quem, uma de suas qualidades, como exemplar ser humano e excelente profissional. Encerrando nosso artigo, resta-nos acrescentar: PARA VOCÊ, CARO ERNANI, TIRAMOS O CHAPÉU. ABRAÇOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário