Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

INICIATIVA DO ESTADO - AQUIRAZ É PALCO DO XII ENCONTRO MESTRES DO MUNDO

Mestres reunidos no Cine Teatro São Luiz
De 21 a 24 deste novembro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o XII Encontro Mestres do Mundo, que na edição tem nova sede em Aquiraz (CE), na Costa Leste do litoral cearense, a apenas 27km da capital Fortaleza. O evento integra a grandiosa riqueza de conhecimentos, expressões e vivências pelos Tesouros Vivos da cultura cearense em compartilhamentos generosos com o público na diversificada e vasta programação.
Anfitrionados pela Mestra da Cultura Indígena Cacique Pequena (Maria de Lourdes da Conceição Alves), natural de Aquiraz, público e convidados do Nordeste, Brasil e de outros países celebrarão juntos no Encontro às memoráveis e renovadas tradições mantidas pelos 69 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 11 grupos, duas (02) coletividades, além dos 26 deles já falecidos. Mestra Pequena ainda guiará os participantes em uma “Caminhada nativa sob a flor do Jenipapo” para a transmissão de saberes e uma manhã de vivências, junto ao seu povo Jenipapo-Kanindé.
No percurso do XII Encontro, a curadora do evento, professora doutora Lourdes Macena, adianta que “teremos rodas de saberes, variadas atrações em apresentações artísticas, a Feira de Artesanatos e Gastronomia Familiar, oficinas, seminários, atividades de Educação Patrimonial e residência com uma experiência entre afetos e arte”, entre as interligações culturais e de convívio com os Mestres dos Sons, das Mãos, da Oralidade, do Sagrado, do Corpo e nas Rodas Sementes, novas interações dedicadas ao público infantil.
Em revigorada itinerância, o Encontro, que nas últimas edições ocorreu em Limoeiro do Norte, segue assim do Sertão ao novo cenário litorâneo de Aquiraz, da região Metropolitana de Fortaleza, que foi a primeira capital cearense.
O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 95 Mestres da Cultura, 11 grupos e 02 coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.
O estruturante evento é realizado pela SECULT desde 2005, com intento de proporcionar a convivência entre os Mestres e Mestras e divulgar e fazer fruir repasses de conhecimentos acerca da cultura popular do Estado. Este ano, o XII Encontro em Aquiraz tem novamente produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, que conta com parcerias da Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural do Fórum de Cultura Popular Tradicional, da Comissão Cearense de Folclore, da Tapera das Artes e do Museu Sacro São José do Ribamar. 
O evento recebeu, em outubro de 2017, no Rio de Janeiro, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior do Brasil na área de Patrimônio Cultural, um compromisso da Secult no fortalecimento da política de valorização e salvaguarda do patrimônio imaterial no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário