Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 14/06/2019

TEMPOS PROMISSORES - Bons ventos sopram para o turismo brasileiro, em particular para o do Ceará. Não há negar que o “hub” com o Fraport está mostrando até agora a validade da iniciativa do Governo do Estado, diretamente no quesito transporte aéreo, que já nos coloca em destaque maior entre outros estados principalmente nordestinos. Estamos com ligação apara todo o mundo, através dos voos (Air France/KLM/Gol) que demandam a Europa ou vão diretamente para as Américas.  O nosso Aeroporto, moderníssimo, está em fase próxima de conclusão. Enfim, o Ceará marcha para ser um centro de excelência no turismo. Nesta fase de notícias alvissareiras, registre-se mais duas. Na última sexta-feira, o Ministro do Turismo esteve com o Governador Camilo Santana e anunciou a liberação dos RS l9,5 milhões finais da contra partida de RS 39 mi do Governo Federal destinados ao teleférico que está sendo construído para a ligação da cidade de Juazeiro ao Horto. Já pensaram no impulso do turismo religioso na terra de Padre Cícero! O maior centro de turismo religioso do Nordeste, que já recebia cerca de dois milhões de peregrinos por ano, certamente aumentará em quantidade elevada este número. Pois ainda mais. No dia seguinte, ao participar de encontro no Centro de Convenções sobre o programa Investe Turismo, Marcelo Álvaro Antônio disse que o seu ministério destinara  RS 3,8  milhões para Fortaleza ( requalificação da Avenida Beira Mar) e para os municípios de Trairi, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Cruz, Barroquinha e Chaval (qualificação turística, com foco em capacitação turística em áreas como hospedagem, alimentação e transporte).  Adiante-se por oportuno que o programa Investe Turismo é desenvolvido com a Embratur e o Sebrae e abrange cinquenta e seis municípios do Nordeste. No caso do Ceará, ênfase para os municípios que fazem parte da Rota das Emoções. Como nem tudo são flores, lamenta-se que os municípios do litoral oeste e dos maciços de Baturité e Ibiapaba não estejam no pacote. Aliás, estranhamos que Aracati no quesito turismo não seja devidamente promovido, principalmente depois que o seu aeroporto está com voos comerciais da Azul, com partida do Recife. Com todo seu rico acervo histórico, ligada a Fortaleza por estrada pavimentada duplicada, nas vizinhanças de Mossoró, com praias belíssimas em que as dunas e falésias dão um colorido especial, bem que o município mereceria maior incentivo e promoção. Não se está fazendo justiça com Canoa Quebrada, antes referência maior do turismo de sol e praia do Ceará no exterior. É de se lamentar mesmo. 
REUNIÃO IMPORTANTE - O Ceará está em busca de novas linhas de crédito para a implementação de ações que melhorem a vida da população cearense. Enxergando a possibilidade de uma parceria que pode render bons frutos, o Governo do Estado se reuniu na manhã da última segunda-feira (10) com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
 Durante o encontro liderado pelo governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foram apresentados projetos elaborados pelo Estado para melhorar a eficiência de políticas públicas promovidas nas áreas de recursos hídricos, desenvolvimento agrário e infraestrutura, além da situação fiscal que permite com que o Ceará seja o estado brasileiro com maior capacidade de investimento.
 Governador Camilo Santana destacou o interesse do Estado em fechar novas parcerias com a AFD em áreas tratadas como prioridade em sua gestão. 
CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO -  Os letreiros Fortaleza e Ceará, instalados na orla marítima da Capital cearense, foram retirados para reformas. O Sistema Verdes Mares será responsável pelo reparo e readesivação de cada letreiro.
Nos próximos meses, será realizada uma campanha de valorização do cearense, intitulada “Cearense com orgulho, cearense de alma”. Um amplo conteúdo editorial sobre a temática será veiculado e várias ações alusivas vão ocorrer na Cidade para marcar a temática. Uma dessas ações será a nova adesivagem dos letreiros, que receberão a comunicação visual da campanha.
A reforma dos monumentos terá início na primeira semana de junho, iniciando pelo letreiro Ceará, com previsão de entrega de uma semana para cada engenho publicitário.
O INVEESTE TURISMO EM FOZ - O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou no último dia 12, durante o Festival de Turismo das Cataratas, investimentos para Foz do Iguaçu. O governador Ratinho Junior, o prefeito Chico Brasileiro e representantes do trade turístico local também estiveram presentes. A cidade é uma das rotas turísticas contempladas dentro do programa Investe Turismo, que prevê R$ 200 milhões para impulsionar o setor. 
A ação, em parceria com o Sebrae e a Embratur, chega neste primeiro momento a 158 cidades das cinco regiões do país. Na Região Sul, 35 municípios receberão investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário