Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2019

PEC NORDESTE - NA PAUTA, IMPORTANTES TEMAS DO AGRONEGÓCIO DA REGIÃO

O Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que começou ontem, pela manhã, com término previsto para amanhã, no Centro de Eventos o Ceará (Pavilhão Oeste), é um dos mais importantes eventos do agronegócio da Região.  O destacado encontro é uma promoção vitoriosa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará e dos Sindicatos dos Produtores Rurais.
Com a temática Tecnologia e Inovação para uma Pecuária Competitiva, a abertura foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya que destacou a importância da Assistência Técnica e Gerencial-ATeG, que o Sistema FAEC/SENAR está oferecendo de forma gratuita aos produtores rurais. No momento, o assessor especial da Ministra do MAPA, ex-deputado Danilo Forte, anunciou que o Ministério da Agricultura vai lançar em breve o Programa AgroNordeste, que visa beneficiar ações especificas da região Nordeste, e que a Ministra já visitou todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão, observando os projetos que deram certo. 
ALTERNATIVAS E DEBATES - Nesta edição, vêm sendo apresentados diferentes alternativas de produção e debates de temas relevantes para o Agronegócio Nordestino, buscando, sempre, a melhoria das condições de trabalho e o acesso ao conhecimento pelos produtores rurais e micro e pequenos empresários do meio rural., 
Também, está ocorrendo ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, cursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.
Além da programação técnica, o evento conta com uma área de 3 mil m2 para exposição, onde são realizados a XXIII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários além da realização da Exposição de animais, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais.
MEDALHA - Destaque na festa de abertura, A FAEC promoveu a entregou a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra 2019 aos três homenageados da edição - a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra 2019. Coube a honraria, na  categoria Política e Administração Pública, à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Deputada federal Tereza Cristina; na categoria Ciência e a Tecnologia, ao Reitor da Universidade Estadual  Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; e na  categoria Produtor/Liderança Sindical, a sra. Nilza Luna,  Diretora do Departamento Sindical da FAEC há 45 anos.
 SHOWROOM AGROPECUÁRIO - Um dos espaços mais visitados pelos produtores rurais, estudantes e técnicos dentro do Seminário vem sendo o ShowRoom Agropecuário, espaço, onde pesquisadores e cientistas apresentam suas experiências, e socializam seus experimentos para o público. O espaço fica dentro da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. 
O Pecnordeste tem como novidade importante a apresentação de trabalhos científicos, com a coordenação do médico veterinário, professor de zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e presidente do Sindicato Rural de Coreaú, Emerson Pinto Moreira
MOSTRA FOTOGRÁFICA - Com a participação de 15 observadores de aves, o Pecnordeste realizou a I Mostra fotográfica: Aves – Cantos & Encantos, apresentando ao público que foi ao Centro de Eventos 90 fotos de pássaros da fauna brasileira. O Ceará hoje conta com aproximadamente 800 observadores de aves, que registram, através de fotografias, momentos únicos dessas aves em interação com a natureza. A Mostra será coordenada pelo observador de aves e piloto, Thiago Tolêdo.
GASTRONOMIA NO PECNORDESTE - A Associação dos Chefes do Ceará- ACC, está presente no PECNORDESTE, com um espaço gastronômico, com pratos da culinária regional nordestina, a preços de apenas R$ 15,00. O espaço funcionará de 12 às 20 horas, e é aberto ao público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário