Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2019

OTIMISMO IMPERA NO TURISMO CEARENSE

Se indagarmos aos secretários do turismo do Ceará (Setur) e da prefeitura de Fortaleza (SetFor), respectivamente, Arialdo Pinho e Alexandre Pereira, se o Turismo, no Estado do Ceará, e em Fortaleza, estão numa fase de crescimento, no que diz respeito ao aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo, na alta estação, e ao crescimento do faturamento, sem dúvida alguma, responderão que sim e afirmarão, sem pestanejar, que o Turismo está deslanchando e partindo para promissores horizontes.
Vamos ser, no artigo desta semana, otimista, quanto ao desenvolvimento sustentável do turismo, no Estado do Ceará, mormente em sua capital, Fortaleza, a eterna “ Loira Desposada do Sol” e a “Terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel”, na opinião dos imortais escritores e poetas cearenses, Paula Ney e José de Alencar. Ser otimista, porém com os pés no chão, aconselhável às pessoas de senso normal.
Os atuantes secretários, de forma enfática, dirão ainda que tal mudança, em relação aos anos anteriores, deve-se à divulgação do potencial turístico cearense, com belas praias, Sol o ano inteiro, com eventos de negócio e cultural, incluindo a hospitalidade da população, a aplicação de recursos financeiros e humanos, a melhoria na infraestrutura física de suporte ao turismo, a maior captação de eventos, convênios (Hub) com a Air France/KLM/Gol (Hub) e Latam, que possibilitam o crescente número de voos a Fortaleza e a Jericoacoara, trazendo mais visitantes estrangeiros e nacionais. 
Falarão, também, a  respeito da requalificação da Avenida Beira-Mar e da Praia de Iracema com prazo de conclusão para 2020. Com certeza, essas obras públicas são importantes e necessárias, para colocarem o Turismo do Ceará, na prateleira, e ocupar um lugar de destaque no “ranking” do Turismo Nordestino e Brasileiro. Lembrarão, igualmente, a preocupação com as ações culturais, em suas diversificadas modalidades, além da importância e necessária qualificação da mão de obra nos diversos segmentos da Cadeia Produtiva do Turismo no Ceará, apontando a segurança pública e o saneamento básico como pontos positivos para satisfação da população e dos turistas.
Com certeza, o Turismo, em Fortaleza, e nos municípios com atrativos turísticos (mais de 60), têm a tendência de se desenvolver, em face das muitas ações, executadas e em execução, em Fortaleza, que impactarão o Turismo, englobando o mercado de eventos, de negócios, a parte cultural e a gastronomia na “Loira Desposada do Sol” e em municípios do Litoral, Serra e Sertão. Claro que a preferência dos turistas é pelas praias ensolaradas e de mares de águas tépidas. Quem vem de Estados, neste período do ano,  de intensas chuvas e de frio, busca o aquecimento do corpo, livres de indumentárias pesadas, para desfrutar  suas horas de lazer,  em terras alencarinas, mormente na orla marítima.
Bem! Corroborando com o escrito acima, pela divulgação das secretarias de turismo de Fortaleza e do Estado do Ceará, a elevação do número de viajantes, provenientes da Europa, América do Sul e América do Norte, do Sul, Centro-Sul do Brasil, de Brasília, e das Regiões  Norte e Nordeste do Brasil, para a alta estação de julho de 2019, será superior à de julho de 2018.  Há, como fortalecimento ao Turismo do Ceará, o aumento de voos e, consequentemente, a vinda de visitantes de países, a exemplo, de Portugal, França, Itália, Estados Unidos, Argentina e Alemanha, esses como fortes emissores de turistas.  Ressalte-se, aqui, que a previsão, para 2019, é a presença de 400 mil turistas estrangeiros em visita ao Estado do Ceará. 
Pelo exposto, neste artigo, lembramos ao leitor-amigo que se trata de previsão e as mudanças poderão não ocorrer, caso, devido à crise econômica brasileira, o Turismo não continue a ser priorizado pelos governantes municipal, estadual e federal, pelo fato da escassez de recursos financeiros, impossibilitando-o ser uma atividade econômica, cultural e social sustentável. Finalizando, repetimos o pensamento de que “O sucesso de hoje não garante o de amanhã”. Mas, continuamos otimistas. Afinal,  é recomendável que, em matéria de Turismo,  deve-se sempre pensar grande, todavia com os pés no chão! Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário