Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

TURISMO CEARENSE FAZ BONITO NA ABAV EXPO 2019

O artigo desta semana dedicamos à participação das Secretarias de Turismo (Setur e SetFor), e representantes do trade turístico, na cidade de São Paulo, de 25 a 27 de setembro de 2019, na 47ª ABAV Expo 2019, que, no último dia, por sinal, o Dia Mundial do Turismo, foi aberta para o consumidor final, mediante a ação Black Friday de Viagens, fato este realizado pela vez primeira na história da feira. 
Baseando-nos em dados divulgados pela mídia impressa e redes sociais, a feira – digamos - Abaviana – destacou-se pela presença de mais de 25 mil participantes do trade turístico, aproximadamente, duas mil marcas/expositores, dentre nacionais e internacionais, além de 59 palestras, cinco painéis e seis ações especiais.
Gostamos do que afirmou, em seu discurso, na abertura do evento, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, enfatizando o potencial do turismo e o quanto o segmento está em alta, no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), sem falar do impacto gerado pelas agências associadas.
Apreciamos, ainda, as suas palavras, ao destacar a contribuição do turismo brasileiro, em 2018, para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que foi de R$ 31 bilhões de reais, sendo a maior distribuição e de vendas do mercado. Frisou que, hoje, as ABAVs representam 85% de todas as vendas de produtos e serviços de lazer no país. Destacou, igualmente, a associação de 100 novas empresas durante os 100 primeiros dias de sua gestão.
Bem! Desta feita, não fomos à ABAV 2019, mas isso não invalida o fato de referirmo-nos à participação do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, com a presença de lideranças do trade turístico cearense, das iniciativas pública e privada, no mais importante evento nacional, nesse segmento econômico e social, reconhecidamente, gerador  e distribuidor de renda, de divisas, de empregos, sem falar de sua importância, no fortalecimento dos três setores da economia, ou seja, o primário (agropecuário); o secundário (industrial) e o terciário (serviços). Afinal, trata-se de uma atividade que impacta mais de 60 outras dentre econômicas, sociais e culturais.
Mas, prossigamos: a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), capitaneada pelo secretário Arialdo Pinho, uma das cabeças-pensante do nosso turismo, a exemplo das ABAVs anteriores, fez bonito com seu visitadíssimo estande, divulgando o que o Estado tem de belo, útil e agradável, para mostrar aos expositores (nacionais e internacionais) e aos visitantes da feira. Isso comprovamos, lendo afirmações da empresária de eventos, Enid Câmara, da representante da Fecomércio (Ceará), Circe Jane, da presidente do SKAL Nacional, Priscila Cavalcante e esposo Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal de Fortaleza, do jornalista Ivonildo Lavôr, sócio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), que autografou, num estande específico da feira, o livro A História da Aviação Cearense, escrito em parceria com o jornalista Augusto Oliveira, diretor de divulgação da Abrajet-Ceará. 
Citemos, ainda, a participação de lideranças da hotelaria, nas pessoas de Eliseu Barros, e do presidente da ABIH-Nacional, o cearense Manoel Linhares, do presidente da ABAV-Ceará, Colombo Cialdini, Secretário Alexandra Pereira, titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza, e de Ivana Bezerra, presidente do Convention & Bureau (Visite Ceará), para nomear alguns fortalezenses presentes à ABAV EXPO 2019. 
Por último, os parabéns ao trade turístico cearense pela visibilidade que foi dada ao Ceará e à sua capital Fortaleza, em termos de turismo, na maior capital da América do Sul, São Paulo, com participação atuante na ABAV EXPO 2019, onde – acrescentamos – residiram nossos pais e moram nossos irmãos, sobrinhos, sobrinhos-neto e cunhados. VALEU, GENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário