Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 04/10/2019

TURISMO RELIGIOSO - A cidade de Canindé está apinhada de gente hoje com o encerramento das festas em honra a São Francisco de Assis. A cidade cearense é uma das mais destacadas do Brasil no que diz respeito a turismo religioso, uma vez ser um centro de peregrinação anual, com a presença de milhares de fiéis devotos do querido santo italiano.  O ápice da presença de romeiros acontece, anualmente, nos meses de setembro e outubro, quando a paroquia canindeense promove tradicionais festejos louvando o seu padroeiro. O fato nos leva a saudar Canindé como grande centro de peregrinação e de movimentação da cidade e também como um destino turístico da mais alta importância. Aliás, o turismo religioso representa hoje para o Brasil um segmento da mais alta significação, comparando-se e muitas vezes superando outros meios de atração turística. Quem pode negar que os renomados eventos religiosos, com a fenomenal movimentação de peregrinos, é de importância capital não apenas para a renovação da fé religiosa, mas também para a valiosa arrecadação dos cofres públicos nos locais em que acontecem. Os exemplos são palpáveis. É só olhar para, por exemplo, para a excepcional movimentação de cidades como Aparecida, São Paulo, Belém do Pará, nas festas de Nossa Senhora de Nazaré; ou Goiás, na Semana Santa. Não é crível esquecer que a nossa Juazeiro do Norte hoje é um importante centro econômico e de desenvolvimento em geral graças, principalmente, à motivação das peregrinações que acontecem o ano inteiro, tendo como referências e símbolos maiores, Nossa Senhora das Dores e o carismático Padre Cícero Romão Batista. Em maior ou menor escala, cidades grandes e pequenas têm nas festas religiosas motivos sobrados na atração de turistas. Fazendo os devidos descontos, podemos dizer que o turismo religioso no Brasil é um dos principais responsáveis pela ascensão e riqueza de muitos municípios, como ocorre em Fátima, Portugal, ou em Lourdes, na França.
O CEARÁ CRIOU MAIS EMPREGO - O Ceará foi o estado do Nordeste que mais gerou postos de trabalho na área do turismo, em julho deste ano: foram 879 vagas. O estado de Alagoas, que aparece em segundo lugar, gerou 732 postos. Os dados são da Confederação Nacional do Trabalho (CNT).
Conforme a pesquisa, as atividades turísticas no Brasil cresceram 3,8% no acumulado de 12 meses, terminados em julho de 2019. Em igual período terminado no mesmo mês do ano passado, houve queda de 3%.
O relatório aponta que essa evolução em 12 meses, até́ julho, deveu-se, principalmente, ao crescimento do volume das atividades turísticas verificadas nos estados do Ceará (11,7%), de São Paulo (7,7%) e de Pernambuco (4,4%).
FESTIVAL SUSTENTA -  Somando-se às iniciativas que contribuem para o diálogo e para a conscientização sobre atitudes positivas que visam a um planeta mais sustentável, no âmbito individual e empresarial, nos dias 12 e 13 de outubro, será realizado em Ilhabela (SP) o Festival Sustenta.
 O evento acontece no Parque Municipal Fazenda do Engenho d'Água, patrimônio histórico rodeado pelas praias e pela Mata Atlântica do Litoral Norte paulista, e tratará de temas como empreendedorismo, economias circular e compartilhada, energias renováveis, alimentação inteligente, cidades autossuficientes, vida saudável e bem-estar. Além de palestras, haverá práticas corporais, shows, concertos meditativos, oficinas infantis, cinema ao ar livre e uma praça de alimentação vegetariana. 
III ENCONTRO DE ADVOGADOS - O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) está promovendo hoje, 4, no Hotel Gran Marquise, o III Encontro das Sociedades de Advogados do Norte e Nordeste. O evento conta com palestrantes de renome nacional, como a professora da PUC-MG, Flaviane de Magalhães Barros, e do Ministro Raul do Superior Tribunal de Justiça, Araújo Filho.
Painéis como Gestão e Inovações Tecnológicas nas Sociedades de Advogados; Valorizando os Honorários Advocatícios; e Compliance nas Sociedades de Advogados são temas retratados no evento. 
LANÇAMENTO - O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, na Casa da Indústria, o evento "Governança para Investimentos Estrangeiros: Novo Ambiente de Negócios".
O encontro aconteceu em parceria com a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior - Camex do Ministério da Economia e abordou temas como "Cooperação com o Banco Mundial para a implementação do Ombudsman no Brasil", "Apresentação do Ombudsman de Investimentos Diretos (OID)", e "Apresentação do Ponto de Contato Nacional (PCN) da OCDE". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário