Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

OUTUBRO TEMPERADO 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY

Jorge Ferreira, curador do evento
As ruas da charmosa cidade de Paraty ganharão um sabor ainda mais especial com o Festival Gastronômico de Paraty que, em sua primeira edição,  traz diversas iniciativas na gastronomia, cultura, audivisual e música. O evento, que ocorrerá entre 24 e 27 de outubro é realizado pelo Polo Gastronômico da cidade, ocupando o calendário da então Folia Gastronômica. 
Além das tradicionais degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento terá como casa o Cinema da Praça, onde serão exibidos documentários, curtas entre outras mostras. Já na Casa da Cultura irão ocorrer as rodas de conversa e masterclasses, e na Arena Gastronômica na Quadra da Matriz os show-cookings, paneladas e mais shows.
Anualmente é escolhido um tema entre os diferentes restaurantes e chefs. Para a primeira edição do festival foram escolhidas as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), juntamente com o resgate de técnicas tradicionais.
Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, os ingredientes do tema escolhido ganharão destaque. Trabalha com agroflorestal há 15 anos, com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. 
Na área gastronômica, o evento em parceria com a Secretaria de Cultura, leva para o Mercado das Artes o universo paratiense em seus detalhes. Na Praça da Bandeira, os produtores locais, os chefs da cidade com cooking-shows e os tradicionais artesãos, valorizam os motivos pelos quais Paraty recebeu o Título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Para o Polo Gastronômico de Paraty, o festival vai atrair ainda mais a atenção de turistas e movimentar a cidade que já é consolidada como forte destino turístico. 
Os restaurantes participantes do circuito do festival terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para o evento. A enorme preocupação ambiental firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis além da compensação de carbono, gerados durante os 4 dias e a coleta seletiva do lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário