Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ATOS RELIGIOSOS E INAUGURAÇÃO MOVIMENTAM CANINDÉ

Hoje é o consagrado Dia de São Francisco. Como ocorre tradicionalmente, a festa em honra a São Francisco da Chagas, em Canindé, está levando à cidade cearense, distante cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, milhares de fiéis católicos desde o último dia 24 setembro, quando começaram os atos religiosos. Até hoje, 04, os romeiros e devotos de São Francisco estão na cidade louvando a Deus e agradecendo as graças recebidas pela intercessão do Santo da Paz. 
Como nos anos anteriores, desde o início das festividades Canindé está fervilhando de devotos do carismático Pobrezinho de Assis. Caravanas e mais caravanas estão em Canindé, principalmente vindos das cidades do Nordeste. O tema do bem que acompanhou os devotos durante todo este ano, principalmente a partir da Campanha da Fraternidade é a mensagem do evento em honra a São Francisco para seus romeiros e devotos: “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor”.
Como sempre acontece, os romeiros estão por toda a parte da cidade, não apenas como partícipes dos atos religiosas, mas aproveitando as folgas para no comércio comprar lembranças e também fazer visitas aos variados pontos da cidade, em especial ao largo em que está a monumental estátua de São Francisco.
Nos atos que se realizam hoje, com a  tradicional procissão marcando os eventos finais da festa, o destaque será a inauguração e requalificação do Corredor Religioso, complexo de que fazem parte a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro, o Convento de Santo Antônio,  a Casa do Romeiro, a Casa dos Milagres e a Via Sacra do Monte.  
PROGRAMAÇÃO – Da vasta programação, iniciada na abertura da festa, no dia 24, constou o Encontro das comunidades, às 4h da manhã, com hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística presidida por Frei Marconi Lins e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Subtema: “Como São Francisco viemos louvar aquele que é bom!”
Novenas, pregações religiosas a cargo de bispos e frades convidados e outros atos religiosos aconteceram até ontem.
 Hoje, Dia de São Francisco e data que assinala o encerramento das festas, a programação é a seguinte:
Tema: “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor” -Leituras próprias da Solenidade - Orações da Solenidade de São Francisco. Todas as celebrações serão festivas, sendo que às 9h acontecerá a Celebração de Encerramento da Festa, presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.
Será celebrada Missa Solene, às 9h, na Quadra da Gruta, transmitida pelo Núcleo Televisivo do Santuário (NTS), através dos sites: festa.santuariod caninde.com, www.santuariodecaninde.com. e mídias digitais.
PROCISSÃO com a Imagem de S. Francisco, às 17h, saída da procissão, da Praça da Basílica, seguindo pelas ruas Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Trav. Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica com a bênção, despedida.  
ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS: Amanhã, 5, às 12h, na Praça da Basílica será o dia do Arriamento das Bandeiras, com missas às 6h, 9h e 16 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário