Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

CASACOR 2019 - BORDADO E RENDA CEARENSES NO ESPAÇO SEBRAE BRASIL ORIGINAL

O espaço Brasil Original SEBRAE possui 140 m²
Duas das atividades artesanais mais difundidas no país, o bordado e a renda estão presentes na edição 2019 na Casacor, no espaço Sebrae Brasil Original. O espaço, projetado pelos arquitetos Joel Filho e Karine Maia, reúne uma mostra do trabalho de bordadeiras e rendeiras de diversas localidades do estado que participaram do projeto “Vivências – Minhas Origens: Bordados e Rendas” e de artesãs, designers e grupos de bordadeiras de Fortaleza e Horizonte que produzem um artesanato singular. A Casacor 2019, que fica na Rua Visconde de Mauá, 950, Aldeota, estará aberta ao público até 22 de outubro.
De acordo com a analista do Sebrae, Diva Mercedes, a ideia do espaço Brasil Original é levar ao público visitante da Casacor um pouco da beleza e da arte do trabalho de rendeiras e bordadeiras do Ceará. 
Uma destas formas de reconhecimento foi a realização do Projeto Vivências, que tem como objetivo ressignificar as tipologias do bordado e da renda a partir da valorização da cultura local, do sentimento de pertencimento e do reconhecimento do Artesanato como expressão das tradições populares, sendo também gerador de negócios, ocupação e renda para os artesãos.
Reunindo bordadeiras e rendeiras de todo o Estado, o processo de Construção do Projeto “Vivências – Minhas Origens: Bordados e Rendas” renovou prazeres, requalificou fazeres e valorizou saberes em uma programação que mesclou palestras, dinâmicas, rodas de conversas e oficinas de Artesanato que aprimoraram técnicas, integraram comunidades e resgataram autoestimas. O resultado desta ação, que está exposto na Casacor, é a genuína fusão da criatividade com a essência do nosso povo a partir do trabalho de mãos que tecem, fiam, transformam e impressionam pela delicadeza, força e expressividade dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário