Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2019

FORTALEZA 293 ANOS - A “LOIRA DESPOSADA DO SOL” É REFERÊNCIA ENTRE AS CAPITAIS

Em ambiente festivo, Fortaleza comemorou, no último sábado 293 anos de oficial fundação. A Prefeitura se esmerou e desenvolveu até domingo uma programação festiva, com abrangência, principalmente na cultura, lazer e turismo. Foram dois dias de muitas celebrações, envolvendo toda a cidade.
PARA RECORDAR – É repleta de nuances a história da nossa hoje 5ª capital brasileira em população e umas das mais destacadas comunidades da Federação em progresso.
 Inspira  controvérsias  o estratificado fato de que a cidade surgiu nos  “”arredores da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, em meados de 1699”. Não há, contudo, maiores querelas quanto a data oficial da fundação em 13 de abril de 1726. 
 Comenta-se que o município surgiu nas vizinhanças do Forte Schoonenborch,  construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654.  Mas há muitos estudiosos que discordam desta tese, afirmando que a bela cidade de hoje foi “descoberta” muito antes de Pedro Álvares Cabral , pois no hoje bairro de Mucuripe, entre 1490 e 1500,  estiveram os navegadores espanhóis  Vicente Pinzón e Diego de Lepe.
Querelas à parte, estabelecido também  está  que a ocupção da cidade ocorreu a partir de 1597, quando índios ptiguaras para aqui migraram , estabelecendo-se nas margens do rio Cocó e rio Ceará. Depois chegou o português Pero Coelho de Sousa que, com os seus comandados,  ergueu o Fortim de São Tiago, às margnes do rio Ceará. E que o também português, Martim Soares Moreno, em 1613, recuperou e ampliou o Fortim de São Tiago, com a denominação de Fortim de São Sebastião. 
Querelas à parte, estabelecido também  está  que a ocupção da cidade ocorreu a partir de 1597, índios ptiguaras para aqui migraram , estabelecendo-se nas margens do rio Cocó e rio Ceará. Depois chegou o português Pero Coelho de Sousa, que, com os seus comandados,  ergueu o Fortim de São Tiago, às margnes do rio Ceará... E que o português Martim Soares Moreno, em 1613, recuperou e ampliou o Fortim de São Tiago, agora com a denominação de Fortim de São Sebastião. 
Também é certo que o Forte Schoonenborch  surgiu pela iniciativa do comandante holandês Matias Beck (1649), nas margens do riacho Pajeú,. Assim, o local ficou gravado na História como o marco inicial da cidade de Fortaleza . Com a retirada dos batavos,  expulsos pelos lusos, a construção passou a chamar-se Forte de Nossa Senhora da Assunção.
PROCRESSO LENTO -  Os dados históricos mostram que Fortaleza não teve um desenvolvimento acelerado  até antes do século XVIII. Melhrou no século seguinte, superando Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Mas melhrou com a chegada de Silva Paulet, urbanista de nomeada,  autor do primeiro plano urbanístico da cidade, de 1812. O progresso se fez notar na vida da pequena cidade,. Houve a  recuperação da  Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, do Passeio Público, a construção da Alfândega de Fortaleza. E tudo tomou rumo graças à atuação do notável Silva Paulet, 
POSIÇÃO DE DESTAQUE – Foi lento o progresso de Fortaleza, até o meio da década 1940//1950.  Contudo, com o fim da II Guerra Mundial, a redemocratização do País, que vivia a ditadura getulista e fatores outros ocorridos mundo afora, o progresso da decantada “Loira do Sol” do poeta Paula Ney se deu vertiginosamente. Capital mais próxima d Europa, passamos a ser a quinta maior do país em população, a terceira região metropolitana mais rica das regiões Norte e Nordeste, temos um litoral de perto de 20 quilômetros quase todo oferecendo locais atrativos e progresso acentuado por toda a cidade, sem esquecer a Praça do Fereira e o seu entorno, motivo de orgulho da população.
Como todas as cidades brasileiras,  Fortaleza enfrnta muitas dificuldades em torno de problemas básicos, herança que ainda não pode ser superada. Mas a atual  administrção da cidade é aprovada pelo que vem fazendo para superar problemas cruciais, aliás o que acontece em todas as cidades do País 
Convenhamos, Fortaleza é uma gostosura, moderna e divertida, orgulho dos seus filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário