Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2019

CALEIDOSCÓPIO 16/04/2019

SEMANA SANTA- Estamos agora no período que se convencionou chamar de Semana Santa, que vai do Domingo de Ramos até o Domingo da Ressureição, este ano de 14 a 21 de abril. A Semana envolve a Páscoa que, para os católicos e algumas seitas evangélicas, realmente é celebrada na quinta-feira, na sexta, conhecida como da Paixão, e no Sábado, tido como da Aleluia, relembrando a ressurreição Jesus, a passagem da morte para a vida. Diferente dos cristãos, os judeus na sua Pascoa festejam a libertação do povo hebreu do jugo egípcio. Outro dado a acrescentar é que à Pascoa é antecedida pela Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, período para penitências e jejuns. Através dos anos, com a transformação da sociedade e as conquistas sociais, culturais e científicas, aceleradas anos-luzes pela revolução cibernética., a Semana Santa já não é como num passado não tão distante.  No País, o catolicismo até as últimas décadas do século passado era a religião significativamente majoritária para quase todos nós. Daí que a Igreja, através dos seus arcebispos, bispos e padres, a partir da Quaresma, com práticas seculares, concitava os fiéis a reflexões sobre sua condição humana, seus atos e fatos que deveriam contribuir para “outra vida”, na qual o material não tinha qualquer valor.   Lembro-me de que, nos tempos da adolescência e começo da fase adulta, a rotina mudava durante a Semana Santa.  Os santos nas igrejas ficavam cobertos de roxo, os atos litúrgicos eram mais frequentes e tinham grande adesão.  Na sexta-feira que antecedia à da Paixão as ruas principais da cidade ficavam repletas de fiéis para assistir à imponente Procissão dos Passos.  Muita gente formava filas para se confessar. Até a PRE 9, a principal emissora de rádio difusão de Fortaleza, modificava sua programação, transmitindo músicas sacras ou clássicas Enfim, na época era outro o comportamento do povo e da Igreja também em relação aos atos da Semana Santa. Não sei por que me veio à mente o sábio Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". A Semana Santa de agora certamente não é a do “meu tempo”. E a vida continua...
FISCALIZAÇÃO INOPORTUNA – Está repercutindo negativamente a inoportuna fiscalização realizada por agentes a Prefeitura de Fortaleza, na noite (cerca de 23 horas) do último sábado ao Hotel Sonata, na Praias de Iracema. Empresários de modo geral e da cadeia produtiva de turismo em particular estranham o fato, principalmente pelo inusitado do horário da ação dos agentes municipais. 
Adianta-se como verdadeiro que a proprietária do Hotel Sonata de Iracema, Ivana Bezerra Rangel, é uma empresária de alta credibilidade no Estado, ocupando atualmente cargos em entidades de turismo do Estado, inclusive de presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, com conduta reconhecidamente inatacável. Daí a surpresa do por que da fiscalização municipal. 
SITUAÇÃO DIFICIL - A Avianca, em recuperação judicial, está atravessando difícil fase financeira. Sem condições de pagar seus débitos, várias concessionárias de aeroportos brasileiros proibiram que a empresa atue em seus aeroportos. A última foi o GRU Airport, que já avisou aos passageiros com viagens domésticas agendadas com a Oceanair Linhas Aéreas S.A. (“Avianca Brasil”): a partir do 12/4, os voos operados só serão autorizados a decolar mediante o pagamento, à vista, das respectivas tarifas ao aeroporto.
A companhia aérea foi notificada da mudança do critério de cobrança das tarifas a fim de que possa adotar as medidas necessárias para evitar atrasos na liberação dos voos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário