Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2019

PROCISSÃO DO FOGARÉU, PRECIOSA TRADIÇÃO DE GOIÁS

Reza a tradição que a Procissão do Fogaréu é realizada na Cidade de Goiás desde 1745, ano em que foi entregue uma das reconstruções da Igreja Matriz de Sant'Ana. Comprovadamente, a procissão acontece desde os fins do século 19. Foi recriada pela Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT na década de 1960, e é considerado um dos principais eventos religiosos do estado de Goiás. Trata-se de uma celebração da morte do Cristo onde os elementos centrais são o Farricoco e o espetáculo proporcionado pelas chamas das tochas refletidas nas vestimentas de quem as carrega e no casario antigo da cidade. 
Como no passado, este ano, na noite da Quarta-feira Santa (amanhã) os Farricocos e os acompanhantes vão se concentrar em frente da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, a praça do coreto, entoando cantos religiosos e aguardando a hora de correr a procissão. Às 24:00 horas a iluminação pública se apaga e, ao som cadenciado dos tambores, tem início a procissão. 
O grupo atravessará o Rio Vermelho e seguirá para onde estaria sendo realizada a última ceia, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mas a mesa já está dispersa. Em seguida, avançarão pela Rua da Abadia, atravessam novamente o Rio Vermelho, em direção ao Jardim das Oliveiras, simbolizado pela Igreja de São Francisco de Paula. É ali que, ao som do clarim, se dá a prisão do Cristo. O único farricoco vestido de branco surgirá carregando o estandarte com a imagem de Jesus, representando sua captura. O Cristo é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle. 
A beleza e o caráter histórico medieval da procissão, no calçamento de grandes pedras irregulares de Goiás Velho, cidade de arquitetura colonial considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, atrai uma a multidão a cada ano. 
FOGAREUZINHO -  Na tarde da amanhã, as 17:00 horas, acontecerá o Fogaréuzinho, organizado pela Escola Letras de Alfenim. É uma Procissão do Fogaréu para crianças. A saída é na porta do Museu das Bandeiras, o percurso é pequeno, e a encenação tem o mesmo contexto da Procissão da noite, contando inclusive com Farricoquinhos.
EM OUTROS ESTADOS – A tradição da procissão d oFogareu também é mantida em outros estados brasileiros, como  Oeiras – PI ;Caxias – MA; São Cristóvão – SE; e Paraty – RJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário