Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

GARANHUNS - REGIÃO, CRENÇA E ARTE

O turista que chega para curtir o Festival de Inverno de Garanhuns, muitas vezes vai embora tendo visto só os shows. Por esse motivo, a Empetur montou um posto de informações na Praça Guadalaja e outro na Praça Euclides Dourado, com a intenção de divulgar o grande potencial turístico da cidade. Para quem não sabe, Garanhuns faz parte de uma região denominada Crença e Arte, contemplada pelo Projeto Revelando Pernambuco.
O principal município do Agreste Meridional está situado no planalto da Borborema, a 230 quilômetros do Recife e a 842 metros acima do nível do mar. Conhecido como Terra das Sete Colinas, Garanhuns tem clima de montanha. A temperatura média anual é de 21°C, variando entre 9°C no inverno, e 30°C no verão.
Além dos conhecidos Relógio das Flores, Parque Ruper Van Der Linder e Castelo de João Capão, a terra ainda é conhecida pela religiosidade, pois abriga o Santuário Mãe Rainha, réplica fiel do santuário de Schoenstatt, na Alemanha. O Santuário é só umas das jóias de Garanhuns, que conta ainda com o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, a Igreja do Timbó, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Matriz de Santo Antônio.
Localizado a apenas uma hora de Garanhuns está o município de Arcoverde, que também integra a região Crença e Arte. Arcoverde, conhecido por ser a Porta do Sertão, tem o 4º maior PIB da região e encanta os turistas pelos seus grupos de Coco e pelas suas festas religiosas, como a Festa da Divina Misericórdia, que acontece no final do mês de abril, na Serra das Varas. O evento atrai romeiros de vários lugares do Brasil e até estrangeiros. Em setembro, Arcoverde celebra a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento, o maior evento religioso do município.
Uma região encantadora e que merece ser visitada fora do período do Festival de Inverno, pois tem atrativos para todas as épocas do ano, além de uma rede hoteleira e gastronômica consolidada. (Empetur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário