Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BATIMENTO DE QUILHA INÍCIA A CONSTRUÇÃO DE BARCO


Sairá da Indústria Naval do Ceará (Inace) o primeiro barco oceanográfico inteiramente construído no Brasil. A construção da embarcação já foi iniciada e será celebrada em uma cerimônia de “batimento de quilha” no próximo dia 12 de agosto, às 16 horas, no estaleiro da Inace, em Fortaleza.
A embarcação é do Instituto Oceanográfico  da Universidade de São Paulo (IO-USP), financiada  pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa Equipamentos Multiusuários (UMU).  O novo barco oceanográfico terá 25 metros de comprimento e poderá transportar 20 alunos e dois professores.
A embarcação deverá ser concluída em junho de 2012 e será utilizada em projetos de pesquisa da comunidade científica de São Paulo. A autonomia é de 10 a 15 dias, dependendo do número de pessoas embarcadas e do nível de consumo de água. O custo total do barco é de R$ 4 milhões.
Trata-se da primeira embarcação oceanográfica concebida e construída integralmente no Brasil. O estaleiro Inace foi selecionado por sua grande capacidade de resposta e adaptação a novas demandas.  De acordo com o engenheiro naval Arthur Doering, gerente de contratos da Inace, a empresa atua em três linhas distintas: navios militares, iates de luxo e o segmento offshore (embarcações de apoio para a indústria do petróleo).
“Pelo fato de trabalharmos em três áreas distintas, com navios de especificidades variadas, tivemos a flexibilidade suficiente para assumir o projeto do barco oceanográfico. A construção de uma nova embarcação voltada para a pesquisa é um desafio muito interessante”, destaca Doering.

Nenhum comentário:

Postar um comentário