Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO 'MESTRES ESPANHÓIS' EM VITÓRIA


O governador Renato Casagrande vista exposição

Como parte das celebrações dos 460 anos do Palácio Anchieta, está aberta ao público a exposição “Mestres Espanhóis”, mostra inédita no Brasil que reúne pinturas e gravuras originais dos artistas Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró. As obras estarão colorindo o Salão Afonso Brás, em Vitória,  até o dia 02 de outubro.
A exposição é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Sincades. A curadoria é do italiano Diego D'Ermoggine, relações internacionais da instituição Museu a Céu Aberto. São cinco séries de obras gráficas dos espanhóis, no total 101 desenhos originais, que fazem parte do acervo da Collezioni D'arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas.
De Goya (1746-1828), a mostra apresenta 18 painéis da série “Os Disparates”, produzida entre 1815 e 1823. De Pablo Picasso (1881-1973), são 26 gravuras, da “Tauromaquia”, série inspirada no tratado de touradas do famoso toureiro José Delgado, conhecido como Pepe Illo. De Miró estão  21 litografias com o tema “Maravillas con variaciones acrósticas en el jardín de Miró”, nascidas do trabalho compartilhado dele e Rafael Alberti, outro pintor que na Espanha havia criado uma  linguagem nova e livre para a poesia. Dalí tem em exibição 21 obras inspiradas na clássica obra do escritor alemão Goethe: Fausto.
Autoridades, artistas e formadores de opinião foram recebidos no ritmo de castanholas em solenidade realizada no Salão São Tiago. O clima espanhol foi garantido pelas alunas da Alma Andaluza Estúdio de Dança, durante a noite de abertura da mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário