Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

LANÇADOS OS JOGOS INDÍGENAS DE TOCANTINS


Corida de Tora

No auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, foi lançada na última terça feira a 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. As competições serão realizadas no período de 8 a 15 de outubro de 2011, na Ilha de Porto Real, no município de Porto Nacional, a 100 quilômetros de Palmas. A escolha da cidade de Porto Nacional foi determinada devido a impossibilidade dos Jogos serem realizados num mesmo local, já que na capital  tocantinense, o evento foi realizado em 2003.
Esta será a segunda vez que o Tocantins sedia o grande evento, que deve reunir mais de 1.400 indígenas de 33 etnias brasileiras, dos Estados Unidos, Bolívia, Equador, Nicarágua, Venezuela e Canadá. O Tocantins participará do evento com suas oito etnias -  Karajá, Apinajé, Krahô, Xerente, Javaé, Krahô Kanela, Aticum e Pankararú.
Os Jogos Indígenas são uma realização  do Comitê Intertribal  Memória e Ciência Indígena (ITC) com apoio do Ministério do Esporte, Governo do Tocantins e prefeitura de Porto Nacional. O evento tem como tema a integração cultural e consticentização sobre o  meio ambiente dando foco a “Rio + 20” e a proposta da realização de um fórum social indígena.
Para participar do evento, um dos critérios adotados pela organização é a força cultural das etnias, levando em conta as tradições como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário