Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FORTALEZA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE PIANO


Começa no domingo, 27, o Festival Internacional BNDES de Piano, que segue até o próximo dia 12 de dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Aracaju, Belém, Recife e Manaus. O evento promove recitais gratuitos de jovens pianistas premiados em competições internacionais e marca o início das inscrições para o III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, cuja disputa ocorre no fim do ano de 2012.
A abertura será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 11h, com apresentação do russo Daniil Trifonov, vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011. O espetáculo marca também a estréia de um piano Steinway  fabricado pela tradicional empresa alemã , que será utilizado nas futuras edições do Concurso. Os pianos dos outros teatros que receberão o Festival serão contemplados com serviços de revisão e manutenção efetuados por técnicos da Steinway.
Ainda na abertura será lançado o livro biográfico bilíngue Guiomar Novaes do Brasil, de Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, patrocinado pelo BNDES.
Para o encerramento do Festival, no dia 11 de dezembro, foi convidado o renomado pianista brasileiro Nelson Freire. Até lá, terão apresentam-se no evento pianistas como Evgeny Brakhman, Haochen Zhang, Fabio Martino, Lukas Geniusas, Kotaro Fukuma e Sasha Grynyuk.
Os concertos serão em teatros históricos de grande valor arquitetônico: Teatro Amazonas (Manaus), Teatro da Paz (Belém), Teatro de Santa Isabel (Recife), Teatro José de Alencar (Fortaleza) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com o apoio do BNDES, os três últimos foram restaurados em 2002, 2005 e 2009, respectivamente.
Concurso  O III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, previsto para ocorrer entre hoje e 8 de dezembro de 2012, está com inscrições abertas até 2 de julho próximo.
Em 2011, o Concurso foi admitido oficialmente como membro da World Federation of International Music Competitions (WFIMC), referência mundial no cenário de concursos internacionais de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário