Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O CEARÁ NA MAIOR FEIRA DE ARTESANATO DA AMÉRICA LATINA


Artesãos de 23 entidades associativas do Ceará participam entre os dias 22 e 27 de novembro, em Belo Horizonte, da 22ª Feira Nacional de Artesanato, considerada o maior evento do setor na América Latina. Promovido que é pelo Instituto Centro Cape (ICAPE), com apoio do Sebrae. Tem, ao todo, cerca de oito mil expositores, entre artesãos brasileiros e de outros nove países, e a expectativa é receber um público de mais de 180 mil pessoas.
O espaço do artesanato cearense é de 81 metros quadrados. Na área, expõem e comercializam artigos de várias tipologias características do artesanato local, como madeira, cerâmica, renda de bilro, trançado em palha de milho, redes, filé, biojóias, tecelagem, bordado à mão, e em rechilieu, dentre outros.
De acordo com a gestora estadual dos projetos de artesanato e cultura do Sebrae no Ceará, Juniar Ellyan, os que estarão na feira representam mais de 400  dos municípios de Sobral, Quixeramobim, Crateús, Limoeiro, Baturité, Tauá, Iguatu e das regiões do Carirí e metropolitana de Fortaleza. Para ela, a feira é uma importante vitrine para os produtos cearenses porque recebe a visita de milhares de pessoas, entre elas diversos turistas nacionais e estrangeiros. Além disso, é uma grande oportunidade de realização de negócios já que também conta com a participação de atacadistas e lojistas, com quem os artesãos fazem contatos e acabam recebendo encomendas e fechando vendas.
A presidente da Federação das Associações de Artesãos do Cariri, Maria Celeste Franco da Rocha, diz que a Feira Nacional de Artesanato é um dos eventos mais esperados pelos artesãos da região pois para o Cariri, é a melhor feira do ano. Tem artesão que paga todas as suas contas só com o que fatura durante a feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário