Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SEMINÁRIO SEP DISCUTE TENDÊNCIAS DE LOGÍSTICA


Autoridades presentes na abertura do evento

Com grandes oportunidades de negócios, trocas de experiência e uma programação voltada ao produtor, exportador e consumidor, começou 2ª feira e terminará hoje, 25, no Gran Marquise, o VI Seminário SEP de Logística e a III Feira de Tendências de Logística do Norte e Nordeste. Na solenidade de abertura, falaram as seguintes autoridades: Oscar Markus, diretor-executivo da Associação Brasileira das Enbtidades Portuárias e Hidroviárias; Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará;  Fernando Antônio Brito Fialho, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e Mário Lima Júnior, secretário-executivo da Secretaria de Portos, no momento representando o Ministro Chefe da Secretaria dos Portos, José Leônidas Cristino. 
O seminário, promoção da Secretaria dos Portos,  tem como objetivo mobilizar e reunir num mesmo ambiente, o setor importador e exportador que integram a cadeia produtiva da logística, interessados em mercados globais, objetivando a interação e a geração de negócios. Temas como Porto sem Papel, Inteligência Portuária e Modernização dos Portos Brasileiros para Copa de 2014, serão abordados.
Apesar da crise mundial afetar o comércio exterior de vários países, o Brasil experimenta um crescimento de 11,07% no volume total de carga movimentada, somente no período de janeiro a setembro de 2011, em comparação a todo o ano de 2010. Esse volume representa 683,2 milhões de toneladas e revela que o País já vinha numa recuperação forte da crise anterior, de 2008/2009, quando a movimentação de carga nos portos brasileiros caiu 4,61% em 2009 (em relação a 2008).
Indo no sentido contrário às expectativas negativas do mercado externo, este é o momento do Brasil ver crescer suas exportações e as  importações, agilizar os processos de liberação de cargas e controlar fluxo de entrada e saída de mercadorias, equiparando os portos brasileiros aos mais modernos do mundo. Estes são alguns temas que serão abordados durante o VI Seminário.
A abertura das palestras esteve a cargo de Ciro Ferreira Gomes,  que abordou o tema a Política Econômica Brasileira e o Comércio Exterior. O evento, conta ainda com grandes empresas internacionais explanando sobre o sistema “Janelas Únicas”, no sentido de conhecer as iniciativas de sucesso e os ganhos na implantação do programa.
Os participantes farão ainda uma visita ao Centro Vocacional Tecnológico Portuário da Companhia Docas Ceará(CVT), e  ao Porto do Pecém. Para finalizar, Leônidas Cristino, Ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República, fará a palestra de Portuárias e Hidroviárias (ABEPH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário