Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

METRÔ DE FORTALEZA FICARÁ PRONTO EM 2013


A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final deste ano. Eis o que dizem os responsáveis pela implantação do Metrô de Fortaleza, adiantando que os primeiros trens italianos que irão operar estão em fase de testes dinâmicos e que durante o ano de 2012, serão testados. A linha sul, que está com 95% de suas obras concluídas, terá 20 estações de passageiros em funcionamento, exatamente a que ligará o centro de Fortaleza à Pacatuba, num percurso de 24,1Km, em via dupla, dos quais 18km em superfície, 3,9km subterrâneos e 2,2km em elevado.
Estão sendo investidos um total de R$ 1,705 bilhão e a previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano. Até o fim de 2012, devem ter início os testes com passageiros e a operação comercial. Em 2013, serão feitos os ajustes finais . Além dos dois primeiros trens, outros seis devem chegar a Fortaleza até fevereiro do ano que vem. Eles fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Parangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central  Xico da Silva (antiga João Felipe).
O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero que estavam previstas desde a concepção original da linha, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa, suas implantações foram antecipadas. Com isso, terá ao todo 20 estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário