Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LUZES E CÂNTICOS DO NATAL ALEGRAM FORTALEZA


hoje é o grande dia aguardado por milhares de cearenses e visitantes pelo ato que já virou símbolo da chegada do Natal em Fortaleza. O belo espetáculo envolvendo o Coral de Luz no Hotel Excelsior, a chegada do Papai Noel e a iluminação das árvores natalinas da Praça do Ferreira, Praça Portugal e da Avenida Washington Soares alegrarão a cidade até o final de dezembro.  O Ceará Natal de Luz preparou uma programação especial, trazendo de volta a árvore que certamente fará sucesso, instalada em plena praça, confeccionada de tecidos de redes artesanais, bem populares e tradicionais. O evento se traduz em emoção e renovação, dando asas à criatividade ao incorporar este ano o “fuxico” em sua decoração, um artesanato presente em todas as regiões do País e tema desta edição, que virá estampado na roupa do Papai Noel, nas varandas das redes que compõem a árvore e nas demais peças de decoração, que ganham com o seu colorido e estilo aconchegante.
A abertura oficial será logo mais, na Praça do Ferreira, a partir das 17 horas, com a chegada do Papai Noel fazendo a alegria da meninada.  Em seguida, a emocionante apresentação do Coral da Luz, às 18 horas, com 170 crianças cantando músicas natalinas tradicionais, no Hotel Excelsior. Na Coluna da Hora está montado um presépio confeccionado com madeira reciclada e tipicamente nordestino, e na praça foi colocado um palco para várias apresentações de orquestra de sanfonas, cantos líricos, momento litúrgico, a entrega da chave da cidade e brindando o público no final o tão esperado show da banda Paralamas do Sucesso.
Além da Praça do Ferreira, av. Washington Soares e Praça Portugal, a cidade estará neste período natalino com alguns logradouros decorados. São eles a avenida Beira Mar, o aterro da Praia de Iracema, Praça José de Alencar, Avenida Monsenhor Tabosa, calçadões do centro e da CDL de Fortaleza e os prédios da FCDL-CE, FIEC, UNIFOR, SEBRAE, Tribunal do Trabalho, Reitoria da UFC e Palácio da Abolição.  
O Ceará Natal de Luz envolverá, também, toda a população em um grande concurso de embelezamento de Fortaleza. A premiação se dará por categoria (shoppings, lojas, residências, condomínios) e especial (escolas, praças e ruas) em um valor total de 15 mil reais distribuídos entre os vencedores. A beleza do espírito natalino vai se espalhar em todos os cantos de nossa cidade. O acesso ao regulamento ficará disponível no site da CDL de Fortaleza: www.cdlfor.com.br
TEMPORADA NATALINA DA PRAÇA LUIZA TÁVORA - Desde segunda feira passada, foi aberta a temporada natalina da Central Cearense de Artesanato (Ceart), na Praça Luiza Távora (Avenida Santos Dumont,  1589). Na primeira noite houve apresentação do Coral Infantil da CDL e do músico  David Valente e banda. A temporada reúne os mais diversos produtos natalinos, confeccionados por artesãos da capital e do interior, que permanecerão em exposição até o último dia do mês de dezembro.
Ainda dentro das atrações, exposição e premiação das lapinhas selecionadas pela 16a. edição do Concurso de Presépio Artesanal que neste ano destacou o talento dos homens. Para o primeiro lugar foi escolhido o trabalho de  Roberto Fonseca da Costa, de Fortaleza, que explorou a tipologia metal; o segundo foi conquistado por Aparício Gonzaga Alves, de Juazeiro do Norte, com uma peça em madeira e o terceiro, por Erisvaldo Teixeira Cavalcante, na tipologia cerâmica, massa, gesso e parafina. Outra novidade da temporada deste ano é a árvore de Natal da loja da Ceart idealizada por Bete Freitas, na tipologia fios e tecidos e confeccionada com retalhos multicoloridos pela artesã Elineide Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário