Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FORTALEZA VIVE O CARNAVAL DA TRADIÇÃO


Av Domingos Olímpio e o palco do nosso carnaval

Muita gente  diz que Fortaleza não tem Carnaval, que aqui é um bom local para quem não é chegado à folia momina. Se o pensamento é em comparação aos ruidosos carnavais do Rio, São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte é possível que tenham argumentos para pensar assim. Se querem mesmo as escolas  de samba ricas, com carros alegóricos e fantasias temáticas deslumbrantes; trios elétricos arrastando multidões;   frevo por toda a parte,  realmente não é aqui o seu pedaço.
O Carnaval de Fortaleza é, na verdade, muito bom, democrático, participativo, multifacetado. Oferece oportunidade variada. É o Carnaval da tradição, com os desfiles à moda antiga, os papangus, os “sujos”, agora melhorado com a ótima programação de grandes shows tanto no Aterro da Praia de Iracema como em vários bairros. Os religiosos têm também espaços de alegria nas várias concentrações e até retiros espirituais, onde um carnaval diferente é vivido por milhares de pessoas.   
A prefeitura de Fortaleza caprichou em oferecer ao povo uma programação variada, dando ênfase aos desfiles das escolas de samba, maracatus, blocos e cordões e também aos mega-shows da Praia de Iracema e dos vários pólos em que a cidade foi dividida. consolidando a vocação da cidade para uma festa realmente  popular. 
LEMBRNÇA GOSTOSA - O Carnaval fortalezense começou de fato  ainda em janeiro,  reunindo milhares de pessoas a cada final de semana em concentrações e desfiles de bandinhas de sopros, metais, percussão, baterias e batucadas. Até no chamado Sábado Magro, a alegria rolou solta nos bares, barracões, praças e ruas, com os foliões envolvidos no samba, forró, xote, baião, maracatu e frevo. À noite, como tradicionalmente acontece, o Náutico Atlético Cearense, com os salões apinhados principalmente de pessoas idosas, promoveu o Baile da Saudade. No domingo, 12, num resgate aos carnavais dos anos 40 e 50 do século anterior, o bloco “Empurra que ele Pega”, formado por integrantes do Museu do Automóvel e coadjuvado pela Banda do Periquito da Madame,   promoveu a 3ª edição do desfile que relembra os famosos corsos antigos. É claro que os caminhões com as raparigas lá não estavam. Descontraídos foliões do Volks Clube Jeep Clube, Fusca Mania,Museu do Automóvel.MP Clube, Chevrolet Opala Clube,  Puma Clube e outros veículos sem clube em mais de uma centena de carros “velhos” alegóricos jogando serpentina  desfilaram cantando as músicas dos  outros carnavais.
DE SÁBADO A TERÇA-FEIRA – Este ano, o homenageado do nosso carnaval será o humorista e multifacetado artista cearense Chico Anísio. De sábado a terça-feira, toda a cidade viverá o clima carnavalesco à sua maneira. Mas carnaval mesmo a população terá nos Pólos Domingos Olímpio, Benfica,  Largo da Dona Mocinha, e  Praia de Iracema.  Os desfiles dos 13 maracatús e 13 blocos e cordões, 3 afoxés e 8 escolas de samba serão de domingo, 19, a terça-feira, no Pólo Domingos Olimpio. De sábado a terça-feira haverá shows nos outros pólos, sendo que o maior acontecerá no Aterro da Praia de Iracema. Lá a população verá Otto e Karina Buhr, Marcvus Caffé e Banda, Serrão de Castro e Banda, Banda Moinho, Orquestra Casa Blanca, Groovytown, Baise do Simonal, Batucada Elétrica, Hoto Jr., Tarcísio Sardinha e Orquestra de Fortaleza, Arlindo Cruz, Lu de Sousa e Forno Elétrico, Transacionais e Rubens Gouveia. Registre-se que muitos destes artistas também se aprfesentarão nos outgros pólos. 
O nosso principal ponto de artesanato, o Mercado Central, estará aberto em horários especiais nos dias de Carnaval. Mas, lá,  os turistas farão seu périplo de compras ouvindo chorinhos, sambas e marchinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário