Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MUITAS ATRAÇÕES NO CARNAVAL DO INTERIOR


Grande parte da população de Fortaleza está tomando o caminho do interior para aproveitar os dias feriados do Carnaval. Pequena parte tem como motivo descansar, gozar das delícias do sertão, das praias  ou das serras  onde encontrão muito terreno fértil para a prática do ecoturismo ou turismo de aventura. A maioria, porém, vai mesmo é para participar dos bons dias carnavalescos, dizem até que mais animados do que na Capital. De qualquer forma, aí vão as cidades que têm uma quadra momina mais atraentes e movimentadas no interior do Estado  
GURAMIRANGA – No Maciço de Baturité, Guaramiranga já adquiriu fama, não porque tenha um carnaval de muita folia, com desfile de blocos, reinado do samba, do forró e das marchinhas. A cidade serrana é badalada  pelo fato de realizar o já tradicional  Festival de Jazz e Blues,  um dos eventos mais importantes do calendário turístico do Estado, já na 13ª edição. A cidade e os municípios vizinhos ficam lotados de visitantes, não apenas  para participar do Festival mas  também, gozar das delícias  da bucólica a região.  Este ano, Guaramiranga  recebe artistas nacionais e internacionais, como os músicos Gabriel Rossi, Atiba Taylor e Cainã Cavalcante, Ravi Coltrane e Yamandu Costa. 
ARACATI -  A cidade do interior cearense mais movimentada no Carnaval, nos últimos anos, tem sido Aracati. A administração do município ainda não havia dado a conhecer a programação carnavalesca deste ano em razão de problemas burocráticos, inclusive de licitação. Agora, tudo está resolvido e a temporada momina vai ser de fato ruidosa, 
O carnaval de Aracati é na verdade uma junção de vários outros eventos.  Os milhares de foliões irão atrás dos trios elétricos puxados por grandes bandas, vão curtir  o carnaval de praia e desfile dos blocos no carnaval cultural. Promete o prefeito Expedito Fereira que este será o maior carnaval da última década. De domingo a terça de carnaval os blocos e escolas de samba desfilam pela Rua Grande (sítio histórico). 
A programação oficial anuncia que, amanhã, 17, haverá o   Carnaval da Avenida (3 trios elétricos com atrações locais e regionais e estrutura de camarotes). Sábado: Carnaval de Praia (trio elétrico em Majorlândia pela manhã e tarde);  Carnaval da Avenida. Domingo: Carnaval de Praia (trio elétrico em Majorlândia pela manhã e tarde); Carnaval da Avenida; Carnaval Cultural. Segunda-feira: Carnaval de Praia,  Carnaval da Avenida, Carnaval e  Carnaval da Comunidade. Está reservada para ter-ça-feira, na sede do município e nas praias, uma despedida da folia de deixar saudosos os foliões. 
MARACANAÚ - Maracanaú espera para este ano o maior carnaval do Estado. A folia se dará na Avenida Vice-presidente José Alencar, no Distrito Industrial I, com carnaval infantil e bandas como Lagosta Bronzeada, e na Avenida Central, no Acaracuzinho, com desfiles de blocos, maracatus, escolas de samba e cordões.
De 19, domingo, a 25, o programa carnavalesco apresenta de 17 (amanhã)  a 21, show no Corredor da Folia (avenida Presidente José de Alencar-Jereissati). De 18 a 21, às 16 horas, Carnaval Infantil. De 20 a 21, Carnaval de Rua ( av. Central – Acaracuzinho).  Também no Acaracuzinho, no dia 25,  a partir das 18 horas, acontecerá o Desfile dos Campeões. Na Avenida Presidente José de Alencar, a partir das 22 horas, será comemorado o Carnaval das Cinzas, com grande show de Margareth Menezes. ,  
CAMOCIM E PARACURU -  No Carnaval do interior cearense,  sempre foram destaques Camocim e Paracurú,  para os turistas ambas situadas entre  melhores praias do litoral oeste. 
Em Camocim a quadra momina começará  na noite de amanhã, 17, com a participação dos blocos populares que se concentrarão a partir das 19h, na Avenida Beira Mar, próximo a Praça da Estação. A animação, até Quarta-Feira de Cinzas,  será garantida pelos paredões de som, que conduzirão os foliões até a nova Praça de Eventos, antigos Praça do Odus, onde duas bandas darão continuidade à festa. Este ano, para estimular a criação e a presença da população nos blocos, a Secretaria de Cultura premiará o bloco que mais se destacar em animação, durante a festa de abertura do Carnaval 2012. Animarão o Carnaval: Patrulha da Bahia, Axé Brother, Paulo Calado, Ed. Camaleão, Swing do Paredão, Frennesy, Moral Mix, Banda Phaphirô, Banda Sarypa, Forró Pawlera, Onda Axé, Revestrés, Dance e Balance e Charanga da Lira.
No Paracurú,  o Carnaval começará no sábado, 18, à tarde,  na Praça do Farol, com Forró Mania Elétrico e Zanzibar. Das 20hs às 3:00hs na Praça de Eventos: Garota Bronzeada,  Solteirões do Forró Elétrico e Maria Baiana. De domingo a terça-feira, são atrações: Matéria Prima, Forno Elétrico e Lú de Sousa, Forró de Ouro Elétrico, Balachick,  Banda Patrulha, Kakiado Elétrico, Bonde Elétrico e Xampu, Pra Balançar,  Pé de Ouro Elétrico,  Banda Pinot, Samba Vip, Bandana da Bahia, Seu Maxixe e Ed Camaleão

Nenhum comentário:

Postar um comentário