Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O CARNAVAL ESPETÁCULO DO RIO DE JANEIRO


Roberto Carlos, tema da campeã Beija-Flor em 2011

Mundialmente famoso pelo desfile das Escolas de Samba, o carnaval do Rio de Janeiro é um espetáculo único, impressionante exibição de beleza e alegria. Assim pode-se descrever de forma bastante simplificada a disputa das escolas de samba. Em razão do número de agremiações envolvidas na conquista do título, o Grupo Especial é dividido em dois blocos, ou seja, metade das escolas desfila no domingo e a outra na segunda-feira, fazendo com que estes dois dias se tornem o grande acontecimento do Carnaval carioca.
Num Sambódromo para 72,5 mil espectadores, acrescido agora de arquibancadas para mais 12 mil espectadores, a ser agora inaugurado tal como projetou o arquiteto Oscar Niemayer, os desfiles das Escolas de Samba  sem dúvida são o ponto alto do Carnaval do Rio, espetáculos de rara beleza e criatividade, cada uma procurando empolgar a multidão com samba-enredo de primeira qualidade, carros alegóricos temáticos,  ricos e ornados por belas estrelas e astros famosos do mundo artístico brasileiro.
Além deste espetáculo na Marquez de Sapucaí, o Carnaval do Rio de Janeiro oferece, ainda, o desfile do Grupo de Acesso, que acontece no sábado, a partir das 21 horas, com a participação de 12 escolas, cuja campeã adquire o direito de ir ao sambódromo entre as principais, no ano seguinte. Outra atração é a apresentação das campeãs, no sábado seguinte ao término dos desfiles, dia 25, com início previsto para as 21h. A criança de todas as comunidades cariocas também tem vez no Carnaval. Os brincantes mirins vão ao sambódromo amanhã, sexta-feira, demonstrar que, como os adultos, possuem o “samba no pé”. Entram nas mesmas disputas e rivalidades das afamadas escolas de samba. Uma exigência pertinente: os componentes dos grupos devem comprovar serem matriculadas em colégios, uma forma de se combater a evasão escolar.
BAILES e FESTAS DE RUAS - O Rio de Janeiro, tradicionalmente promove grande número de bailes no pré e durante o  Carnaval.  O baile black-tie do Copacabana Palace é o mais tradicional e luxuoso da cidade, com preços somente ao alcance de classes ricas e sofisticadas. . Outros grandes bailes ocorrem no Scala, localizado no centro da cidade, nos Caiçaras e no Hard Rock.  O Baile Gay, na terça-feira, é provavelmente a noite mais famosa na série. Também, em diversos pontos da “Cidade Maravilhosa” há outros bailes durante os quatro dias do reinado de Momo, em praças e logradouros diversos, como o famoso Torreirão do Samba que acontece na tradicional Praça Onze, considerada pelos historiadores como o “berço do samba”. Na Lapa, centro cultural dos cariocas, junto aos Arcos, todas as noites, de amanhã a terça-feira, a partir das 20 horas, os jovens têm um festival de música experimental. Mas o samba marca sua presença todos os dias.
Como não podia deixar de ser, as folias de rua começaram  muito antes do carnaval. De sábado a terça de Carnaval, a alegria e espontaneidade do povo confirmam o por que o Carnaval carioca é o maior do mundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário