Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

HISTÓRIA DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

Após três anos de pesquisas em livros, documentos,  jornais antigos e mais de 60 entrevistas foi lançado ontem, ,  no Portal Turístico Naval, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, o livro “História do Porto de São Francisco do Sul”, da autoria da telentosa jornalista catainense Nelci Seibel.
A ideia da criação do livro, “História do Porto de São Francisco do Sul” surgiu do interesse da Administração do Porto – APSFS, com base numa obra anterior “São Francisco do Sul 500 Anos – Construções Históricas”, que realizamos em comemoração ao meio século de descobrimento de São Francisco do Sul. O primeiro projeto para a construção do Porto de São Francisco foi apresentado em 1921, embora documentos registrem estudos para tal, já em 1884. Sete décadas mais tarde, em 1º de julho de 1955, acontecia a inauguração do terminal portuário, com o primeiro cais.
O livro,  de 220 páginas, em cores, com texto em português e inglês,  aproximadamente 150 imagens, conta, além da construção do porto e as suas peripécias, os acontecimentos paralelos, em que se destacaram a construção da estrada de ferro; a exportação de madeiras e da erva mate; a atracação de centenas de navios de todas as partes do mundo em rústicos trapiches de madeira; a convivência dos moradores  francisquenses com as tripulações internacionais; a fundação de sindicatos de trabalhadores portuários; o fechamento do Canal do Linguado entre outros fatos, que antecederam e acompanharam a difícil execução desta obra.
“História do Porto de São Francisco do Sul”.Autora  Nelci Terezinha Seibel – S & A Editora Ltda., sob a consultoria e organização de texto da historiadora Raquel S. Thiago e fotografias de Aureo Berger – Maximagem Editoração Gráfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário