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sexta-feira, 18 de maio de 2012

EM SALVADOR A EDIÇÃO 2012 DA BNTM


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, visitam os estandes 

A 21ª edição da Bolsa National Tourism Mart, que aconteceu de 9 a 12 últimos, em São Luís do Maranhão, foi mais um tento da CTI Nordeste, pois a feira alcançou os seus objetivos de “vender” bem principalmente para os estrangeiros os melhores produtos turísticos da Região. Os nove estados nordestinos participantes demonstraram  capacidade em oferecer de forma diversificada os nossos melhores e mais atraentes destinos turísticos. No formato de bolsa de negócios, a organização BNTM atraiu cerca de  300 operadores internacionais e 450 fornecedores do mercado nacional.
ABERTURA - A solenidade de abertura, no dia 9, no Caprema, contou com a participação do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, da Governadora do Maranhão, Roseana Sarney,  de quase todos os secretários de turismo do Nordeste,  autoridades,  empresários da área turística e jornalistas, além de forte representação do turismo mundial, .cada um exaltando o evento e mostrando as melhores formas de o turismo regional alcançar os seus objetivos. No momento,  falaram o secretário do Turismo do Maranhão, Jurandir Ferro,  Danielle Novis,  secretária do Turismo de Alagoas e presidente da CTI Nordeste; o Ministro Gastão Vieira e a Governadora Roseana Sarney. 
No segundo dia da BNTM, pela manhã e à tarde, houve as Rodadas de Negócios, com a participação de empresários não apenas nordestinos mas de outros estados brasileiros, de um lado, e do outro profissionais de 26 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos.No sábado e domingo, empresários estrangeiros e jornalistas participantes do eventos tiveram extensa programação, incluindo visitas para conhecer os destinos turísticos do Maranhão, inclusive os Lenções e São José de RibamarReunidos, os secretário de turismo participantes da BNTM em São Luís decidiram que a 22 edição da tradicional feira será em Salvador, na Bahia, sem data ainda definida. 
ENTREVISTA - Na  coletiva com os jornalistas que estiveram cobrindo a realização do “Brazil Nordeste Trade Mart”, nos últimos dias 9,10 e 11,  em São Luis, o Secretário de Turismo do Maranhão afirmou que a feira atendeu bem as expectativas dos organizadores, patrocinadores e empresários. Para Jura Filho, o evento havia credenciado 1.100 pessoas, dentre elas cerca de um terço de representantes de 34 países, com o restante dividido entre dirigentes e técnicos de turismo, imprensa e pessoal de apoio. Disse mais que o governo estadual investiu em torno de R$ 2 milhões, estipulando uma meta de negócios que se aproximasse dos US$ 250 milhões, fato amplamente alcançado.
O titular da Setur-Ma adiantou que a maioria dos empresários que foram à BNTM manteve desejoso de investir em diversos setores da atividade turística do Maranhão, entre eles a rede hoteleira e que os produtos oferecidos pelo estado estão ao alcance de todos os participantes. Jura Filho encerrou declarando que a 21ª. BNTM transformou-se numa excelente oportunidade de as operadoras, a imprensa do Brasil e de outros países verificarem o produto chamado Maranhão. 
APRESENÇA DO CEARÁ – A Secretaria de Turismo do  Ceará exibiu na BNTM, em São Luís, as belezas naturais e as macroestruturas  darão  uma nova dinâmica ao turismo, em andamento no Estado.A estrela do estande cearense foi o Centro de Eventos do Ceará (CEC), o segundo maior e o mais moderno equipamento para feiras, congressos e exposições do Brasil, a ser inaugurado em julho. Ainda mais, a Setur  mostrou  também os aeroportos de Aracati e Jericoacoara, o Acquario, as estradas turísticas duplicadas (CE's 040 e 085) e as obras do Programa de Valorização de Destinos no Litoral Oeste, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.
Destaque também foi o trabalho de mais de uma dezena de empresários do Ceará, da hotelaria, de receptivos e de outros segmentos do “trade” cearense, os quais com êxito souberam comercializar com os “buyers” estrangeiros os nossos melhores produtos turísticos.

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