Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O GEOPARK ARARIPE RECEBEU SELO VERDE DA UNESCO


Foi entregue o Selo Verde para o Geopark Araripe, durante o 5º Congresso Internacional da Unesco sobre Geoparks, Geoparks 2012, que  aconteceu  de 12 até a última terça-feira, na cidade Shimabara Nagazaki, no Japão,. O evento reúniu representantes de geoparks do mundo todo e aconteceu  no Shimabara Fukko Arena e no Mt Unzen Disaster Memorial Hall. Uma comitiva do Estado do Ceará participou da solenidade, composta pelo coordenador do projeto, Patrício Melo, Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), e o secretário das Cidades, Camilo Santana.
O selo representa a aprovação dos projetos desenvolvidos pelo Geopak durante os primeiros quatro anos de criação, por meio da Urca. O projeto tem nove geossítios em seis cidades do Cariri e é o único nas Américas, sendo hoje importante impulsionador para que novos geoparks sejam criados no Brasil e países da América do Sul.
De acordo com Camilo Santana, secretário das Cidades, a participação no congresso também envolveu palestras a respeito do Geopark por meio da coordenação e técnicos que estarão presentes nos debates. Ele afirma que será uma forma de fortalecer as parcerias, com apresentação do Geopark Araripe durante conferência. O secretário destacou a realização de novos investimentos. Nesta nova fase serão aplicados cerca de R$ 7 milhões em projetos, numa parceria da Secretaria das Cidades com o Banco Mundial. Além da fase de sinalização dos geossítios nos municípios, serão adquiridos novos veículos. Outro grande volume de investimentos será realizado na área de infraestrutura nos geossítios da Colina do Horto; na área da Cachoeira de Missão Velha, onde será inserida uma proteção (guarda-copos); e em Santana do Cariri. Segundo Camilo, todos os geossítios serão beneficiados.
A sede administrativa do Geopark Araripe foi inaugurada em março, por meio de investimentos do Ministério do Turismo. O projeto inaugura a nova fase, com a revalidação do selo, após avaliação dos consultores da Rede Global, que estiveram na região para verificar os avanços no projeto, realizar observações em relação ao que precisa ser melhorado e aprovar o selo verde.
Afirma o coordenador Patrício Melo, o Geopark se encontra com vários projetos em execução. Adianta ele que o projeto lançou as bases e agora aguarda voos maiores. Ele acrescenta que esses projetos não excluem a atuação dos governos, que têm procurado articular as instâncias governamentais e sociais. Estão previstos para esse ano a elaboração dos projetos executivos para estrutura mínima dos geossítios, por meio de um projeto de R$ 160 mil, inserindo o guarda-copos na cachoeira de Missão Velha e o projeto de engenharia. Também está previsto estacionamentos nas áreas dos nove geossítios

Nenhum comentário:

Postar um comentário